Em parceria com a 96FM, Detran faz visita educativa no CEULP/ULBRA
O Detran Tocantins, em parceria com a rádio 96FM realizou nesta sexta-feira (8), às 19h, no hall de entrada do Centro Universitário Luterano de Palmas, ações educativas da campanha "Balada Consciente", que tem como objetivo conscientizar a população sobre o risco do uso de álcool e trânsito, e também sobre a lei seca.
A equipe visitou os acadêmicos da instituição em sala de aula, onde orientou sobre as novas regras da lei seca, os riscos de beber e dirigir e distribuíram etilotestes descartáveis (bafômetros).
Segundo o acadêmico do curso de Engenharia Civil, Roberson Yuri, "a iniciativa do Detran é interessante pois permite às pessoas que estão bebendo saber sobre o seu estado, pois o etiloteste é de fácil manuseio e os inibe a não dirigir." Yuri diz ainda, que a Lei Seca funciona, mas apenas em municípios que há um grande número de policiais que possam monitorar e tomar as medidas necessárias em relação aos infratores.
A diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran, Áurea Liz Moraes, diz que "o Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking nacional de óbitos em acidentes no trânsito. O nosso objetivo principal com a campanha "Balada Consciente"é alertar as pessoas, tanto condutores, quanto pedestres e ciclistas para que tenham um cuidado maior com as altas velocidades, ao longo do ano todo e principalmente na época de carnaval, que é quando há um aumento considerável no índice de acidentes no trânsito", explica.
Lei Seca
A Lei 11705 (apelidada de "Lei Seca") foi promulgada no Brasil em 2008, com o objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas. Proibia o consumo da quantidade de bebida alcoólica igual ou superior a 0,6dg de álcool por litro de sangue por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro.
Porém, mesmo com a existência e aplicação da lei, em 16 de novembro de 2011, por causa do alto índice de violência no trânsito entrou em análise, e foi aprovado, um projeto que endurecia a lei considerando crime, condutores que estiverem sob efeito de qualquer nível de álcool no sangue, validando testemunhas, vídeos ou imagens como prova contra quem se recusar a fazer o uso do bafômetro.
http://ulbra-to.br/galeria/2013/02/09/Visita-96fm-Boas-Vindas-2013
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI