Professor participa do COBENGE 2009
O professor Flávio Roldão fez presente no XXXVII COBENGE realizado em Recife (PE) objetivando catalizar as discussões e resultados de pesquisas voltadas ao ensino dos cursos ligados às Engenharias, assim como, entre outros, contextualizar os reflexos da Resolução n 1.010/2005 (Sistema CONFEA/CREA) junto às instituições de ensino.
Na foto ao lado o professor Flávio está ao lado do professor Osvaldo Luiz Valinote (diretor administrativo da ABENGE e professor da Universidade Federal de Goiás - UFG) onde, na oportunidade, discutiram a realização do I Seminário Regional de Educação em Engenharia a ser realizado, preliminarmente, no primeiro semestre de 2010.
O COBENGE é o mais importante fórum de reflexão sobre o ensino de Engenharia no Brasil e tem sido realizado sem interrupções desde a fundação da ABENGE em 1973. Reúne os principais órgãos oficiais e instituições de educação ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia Brasileira. Voltada à educação em Engenharia, a ABENGE congrega atualmente mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil e um grande número de professores associados.
O tema do evento de 2009 foi ?Engenharia sem Fronteiras? e foram discutidos os principais aspectos da formação e do exercício profissional dos engenheiros em um mundo globalizado, tais como: a mobilidade curricular, intercâmbio entre universidades, educação corporativa, entre outros.
Outro ponto a destacar é que o professor Flávio Roldão defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) no dia 01 de julho de 2009.
O contexto do estudo parte das demandas atualmente despertadas na Cadeia Produtiva da Construção Civil que vem, de forma incremental, desenvolvendo e absorvendo novas tecnologias construtivas e novos paradigmas gerenciais. Isso pode ser comprovado, entre outros fatores, com a prevalência de um mercado cada vez mais competitivo, resultando no enriquecime nto do contexto de atuação dos Gerentes de Obra. Nesta direção o trabalho buscou, entre outros, definir a representação conceitual internalizada pelos gerentes de obras*, engenheiros-professores e acadêmicos concluintes dos cursos de Engenharia Civil nos Estados de Goiás, Tocantins* e no Distrito Federal frente à complexidade da atuação gerencial.
Desta forma, entre os achados, pôde-se constatar tensão entre o que é definido como responsabilidade e o que é importante para a atuação dos Gerentes de Obras; sendo ainda verificada relativa aproximação conceitual entre os perfis dos grupos focais participantes.
O professor Flávio Roldão mantém interesse no aprofundamento de tal temática, dispondo-se a contribuir com outras pesquisas e aplicações (cases) em empresas privadas e públicas.
Os interessados devem entrar em contato pelo seguinte e-mail: flaviopesquisa@hotmail.com
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