Pela terceira vez, uma etapa do maior evento presencial de fomento à inovação e empreendedorismo realizado no mundo todo -- o Techstars Startup Weekend - ocorrerá no campus da Ulbra Canoas. O início será na noite desta sexta-feira (10/11), prosseguindo durante o final de semana no prédio da Ulbratech. As inscrições para o Startup Weekend Canoas IOT- Internet das Coisas podem ser feitas pelo site do Sympla, até as 24h desta quinta-feira (9/11), utilizando o código exclusivo de desconto promocional. Podem se inscrever estudantes e profissionais de todas as áreas, entusiasmados pelos temas inovação e empreendedorismo. O evento está integrando a agenda da Expoulbra Xperience 2023, que este ano tem como tema Explore o Mundo da Inovação, com atividades ao longo de toda a semana.
O Startup Weekend já aconteceu em mais de 150 países ao redor do mundo. Foram mais de 2.900 eventos envolvendo cerca de 193 mil participantes com organização da comunidade Techstars. Só no Rio Grande do Sul, a comunidade já impactou mais de 70 mil pessoas em oito eventos. A etapa da cidade de Canoas conta com apoiadores, entre eles a Ulbra, por meio da Ulbratech, e o Sebrae. Giovani André Piva é um dos organizadores deste ano e também já mentorou o evento de 2018, ocorrido na Ulbratech. Ele faz uma ressalva sobre o tema Internet das Coisas: "a internet pode ser um recurso para a solução de problemas e necessidades do mercado em todos os segmentos de atividades. No SWCanoas IOT, os participantes receberão treinamento em workshop de valor inestimável e mentoria extremamente capacitada para que, ao final, tenha-se uma startup já formatada".
A jornada de aprendizagem das equipes está garantida mesmo para o integrante que não tenha conhecimentos prévios sobre startups e tecnologia, pois haverá instrutores à disposição. Ao longo de 54 horas, os participantes vão aprender ferramentas para criar produtos e empresas, terão acesso a mentoria e networking. Ao final, será fornecido certificado.
Atividades
Durante os três dias, ocorrerão pitchs e compartilhamentos de ideias seguindo a metodologia da Techstars para a validação dos negócios propostos pelas equipes, tendo permanente acompanhamento de mentores com ampla experiência em empreendedorismo e inovação.
As inscrições são individuais, as equipes são montadas aleatoriamente para desenvolverem e validarem ideias de soluções inovadoras. Não é necessário ingressar no evento com uma ideia de negócio pronta para ser validada. É durante o programa que são escolhidas as ideias para desenvolvimento, definidas em três categorias: área criativa (designs, layouts de aplicativos, sites e apresentações, identidade visual etc); área técnica (programas, aplicativos e sites); e área de negócios (outros temas).
No domingo à noite, as ideias serão apresentadas para os jurados que vão avaliar os trabalhos desenvolvidos e serão eleitas as três equipes vencedoras. Os premiados receberão da Ulbratech o apoio no movimento de pré-incubação para darem continuidade no desenvolvimento de modelagem de negócio.
Ulbra conectada
O diretor da Rede Ulbra de Inovação, professor Alexandre Ströher, comemora a terceira realização do encontro de Canoas nas instalações do Parque Tecnológico Ulbratech. Ele afirma que "o Startup Weekend se caracteriza por ser uma experiência única e uma ferramenta importante de transformação cultural que se propõe a fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo local, capacitando seus atores". Como o SWCanoas IOT é a porta de entrada para novos empreendedores e para a sensibilização para a inovação para empreendedores que já atuam no mercado, Ströher destaca que "os participantes moldam um negócio do zero, adoram abordagens ágeis de startups e estabelecem conexões valiosas".
A coordenadora dos cursos da área de computação da Ulbra Canoas, professora Maria Adelina Raupp Sganzerla, juntamente com Ströher, fez a mobilização dos integrantes da área acadêmica do campus e das empresas do Parque Tecnológico Ulbratech, como empreendedores e futuros empreendedores, para a participação no SWCanoas IOT. A Universidade tem inscritos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento. "É um momento de muito aprendizado, relacionamento e proposição de ideias. Na academia, temos disciplinas sobre empreendedorismo e os estudantes podem colocar o que aprenderam em prática", afirma Adelina. Ela ainda salienta que os profissionais de mercado que participarem terão oportunidades de networking e até de criarem startups.
Docente na Ulbra São Jerônimo, Fábio Giulian Marques será um dos mentores fazendo a representação de uma das unidades no RS que mais se movimenta junto à comunidade regional para difundir a inovação, desde estudantes de escolas até empresas e órgãos públicos e privados.