Todos os ambientes da Expointer 2023 focados em pecuária, agricultura e negócios são importantes para visitas técnicas, interações e criação de novas conexões para as equipes de gestão e acadêmicas de diversas áreas da Universidade Luterana do Brasil. O diretor da Rede Ulbra de Inovação (Ulbratech), Alexandre Ströher, e a assessora Denise Moscardini estão visitando a feira apresentando aos diferentes públicos a representatividade da Instituição no ecossistema de inovação, orientando quanto ao acesso aos programas de incubação e apresentando o Parque Tecnológico Ulbratech, localizado no campus da Ulbra Canoas, e divulgando o seu portfólio.
Conexões
Próximo ao espaço da Ulbra, na Rua Coberta, está localizado o 2º RS Innovation Agro, iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS (Sict). Neste ambiente dedicado a inovações e tendências tecnológicas voltadas ao agronegócio, a equipe da Ulbratech está atenta a uma agenda de assinaturas de acordos, lançamentos, premiações, pitchs de agtechs (startups focadas no agro) e painéis. Muitas das temáticas abordadas na programação estão em consonância com o ramo de atividades de empresas alocadas no Parque Tecnológico da Rede Ulbra de Inovação.
Segundo Alexandre Ströher, a participação da Ulbratech na maior feira agropecuária da América Latina é uma estratégia significativa para promover a interação entre o ambiente acadêmico, fomento à tecnologia e inovação e o setor agropecuário. "A Expointer é um evento renomado que atrai um grande público interessado em tecnologias, inovações, negócios e avanços no campo da agricultura e pecuária e se torna uma excelente oportunidade para divulgarmos o ecossistema de inovação da Ulbra, principalmente por estarmos iniciando a proposta de incubação virtual (a ser lançada em breve) e que poderá atender ao público do evento, composto por expositores e visitantes de todo o Brasil e até mesmo vindo de outros países", afirmou Ströher.
Algumas lideranças das empresas do Parque Tecnológico também estão participando da Expointer. Maria Elisabete Haase Mollmann, da startup PeiX)aria.Net., será um dos speakrs no painel Aquicultura - Produção Sustentável de Peixes: aplicação de tecnologias e inovações, dia 31, às 15h10min. A startup tem pesquisas sobre criação de peixes, envolvendo ações com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Ulbra que tem interação com comunidades de agricultores. Isaias Alves, da startup WS Work Sistemas, acompanhará a agenda da Ulbratech em prospecção de conexões com o mercado. Há oito anos a empresa se dedica ao projeto de monitoramento de rebanho via drone, criando soluções inovadoras para o agronegócio, indústria, mineração. Com o mesmo objetivo, Ana Paula Silva de Souza e Andrew Jones, da AJ Agro, que lideram a empresa de consultoria especializada em pecuária de leite com mais de 30 anos de experiência de mercado, costumam manter presença na feira anualmente, tanto para network como também ficar por dentro das novidades e dos avanços tecnológicos neste setor.
A Expointer também proporciona reencontros com egressos da Universidade que cursaram disciplinas sobre inovação e empreendedorismo, como o agrônomo Daniel Henrique Strassburger, hoje CEO da Singular Dynamics, presente no 2º RS Innovation Agro. Ströher e Strassburger concordam que essas interações proporcionam constatar a excelência da formação dos alunos da Ulbra e a performance profissional dos egressos no mercado de trabalho e em eventos.
A feira é uma oportunidade para a Ulbratech estar mais próxima de profissionais que busquem ambientes de inovação para o desenvolvimento de suas atividades, voltados para avanços na área de agricultura e pecuária, mas não somente a essas áreas. Para o diretor Ströher, "estar presente na feira e junto aos cursos ofertados pela Instituição desperta a atenção dos estudantes e dos futuros universitários por permitir vislumbrar a aplicação prática e palpável do conhecimento, mostrando como a educação que oferecemos pode se traduzir em soluções reais e inovadoras para os desafios enfrentados, seja pelo setor agropecuário ou não".
Processo educativo
O reitor Thomas Heimann está convicto que os diferentes ambientes da Expointer são importantes para o processo educativo dos futuros profissionais com as visitas técnicas, networking e criação de novas conexões para as equipes de gestão e acadêmicas da Ulbra. Para ele, "essa experiência é uma estratégia fundamental para promover a integração entre o ambiente acadêmico e empresarial. Ela também concretiza a proposta pedagógica da Ulbra que foca na indissociável conexão com o ecossistema de inovação, neste setor tão relevante para o cenário econômico nacional e internacional".
Ulbra na Expointer
O espaço institucional da Ulbra está localizado junto à Casa Angus, na Rua Coberta, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Diariamente, a equipe da Universidade recepciona tanto os visitantes da feira quanto os expositores e clientes, brasileiros e estrangeiros que realizam negócios, participam da programação e prestigiam o evento.
Professores e acadêmicos também apresentam uma ampla agenda de visitas técnicas nos estandes e pavilhões das empresas na exposição. Junto à Casa Azevedo Bento, na quadra 19 do parque, ocorre a programação do Mateando com a Ulbra, aberta ao público.
Saiba mais sobre a participação da Ulbra na Expointer 2023 acompanhando as notícias da Sala de Imprensa do site da Ulbra. Clique aqui.
Rosa Maria Ignácio - MTb. 5.785