Levar a cultura da inovação, tecnologia e do empreendedorismo a alunos das séries finais do ensino fundamental foi o propósito do primeiro Startup Teens ULBRA São Jerônimo, realizado no município de Butiá. O evento reuniu cerca de 100 alunos e professores de cinco escolas municipais, que participaram ativamente durante 10h de diversas tarefas propostas pela organização.
As atividades foram divididas em dois turnos. Pela manhã, os participantes receberam teorias sobre métodos e ferramentas e à tarde, colocaram em prática os aprendizados, sendo incentivados a aprimorar suas habilidades empreendedoras e criativas.
Em meio aos workshops, dinâmicas em grupo e palestras, os grupos compostos por alunos e professores foram desafiados a apresentar ideias para possíveis soluções de desafios do mundo, apresentando suas propostas relacionados aos 17 indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, que acompanhou as atividades junto ao secretário municipal de Educação, Everton Vieira, o momento foi único, de sementes plantadas na construção de uma educação do futuro.
- A empolgação dos estudantes nos mostra o sucesso do Startup Teens. A educação é prioridade para a administração, pois através dela construiremos o futuro -- disse Almeida ao relatar sua total satisfação com o evento sediado.
O Startup Teens -- etapa Butiá -- ocorreu na quarta-feira (17/08), no Ginásio Rudi Raguse, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Conter, em parceria com Ulbratech e Prefeitura Municipal de Butiá, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Participaram da atividade Alexandre Dias Strhöer, da Ulbratech, e os coordenadores dos cursos da ULBRA São Jerônimo, Álvaro Werlang, Fábio Giulian Marques, Giovani Della Nina e Jonathas Winck de Almeida, além do professor Marco Miller Trainini e o diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Durante o dia, alunos e professores responderam ao questionário composto por perguntas para avaliação do evento, onde deram opiniões sobre qualidade, aprendizado, envolvimento nas atividades, indicação a amigos e participação futura em evento igual ou semelhante.
Do total de respostas, 100% afirmou ter obtido novos aprendizados ou conhecimento e que indicaria o evento para amigos e colegas. Destes, 90,4% afirmou nunca ter participado de evento igual ou semelhante e 93,2% disse que atingiu as expectativas e que, portanto, participaria novamente.
Sobre satisfação, a pesquisa também apontou fator positivo para a interação entre alunos de diferentes escolas do mesmo município.
Confira fotos do evento neste link.
STARTUP TEENS ULBRA SÃO JERÔNIMO
A iniciativa Startup Teens ULBRA São Jerônimo nasceu a partir do laboratório de ideias Ideia-LAB, que tem como eixos norteadores a inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e aprendizado. É um projeto itinerante que será realizado conforme calendário letivo e demanda das escolas públicas e privadas da região Carbonífera, de níveis Ensino Fundamental (anos finais, 8º e 9º anos) e Ensino Médio.
A primeira etapa ocorreu no município de Butiá. Os próximos eventos devem ocorrer ainda este ano, com alunos do Ensino Médio, de rede estadual de educação, nos município de General Câmara e São Jerônimo.
O projeto tem como responsáveis o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor mestre Fábio Giulian Marques, e o diretor da ULBRA São Jerônimo, professor doutor Rodrigo Baptista Moreira. Além destes, também fazem parte como colaboradores voluntários os coordenadores dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, professor mestre Álvaro Werlang e professor mestre Cléber Fernando Homem, e o professor especialista Marco Miller Trainini.