Encontro e aproximação
Reitor da ULBRA concede Medalha à Leiden University
Letícia Borges Thomas recebeu bolsa de excelência acadêmica
Recentemente, a diretora da ULBRA Torres, Débora Thomas, visitou a Leiden University para entregar uma medalha especial e uma carta em nome do reitor da Universidade Luterana do Brasil, Marcos Fernando Ziemer. Qual foi o motivo? Letícia Borges Thomas, graduada como bacharel em Direito pela ULBRA Torres, recebeu uma bolsa de excelência acadêmica da Leiden University - a Leiden Excellence Scholarshoip -, para estudar na Faculdade de Direito no ano acadêmico de 2013 (2013 a 2014) e, recentemente, se formou no Mestrado Avançado em Direito Internacional Público. Ziemer enviou uma carta ao reitor da Leiden University, Carel Stolker, juntamente com uma medalha e uma placa comemorativa dos 40 anos da ULBRA, para promover o encontro e a aproximação entre as ambas universidades. Na carta, Ziemer manifestou sentir-se honrado pelo reconhecimento a uma graduada da Instituição, bem como o seu apreço pelo tratamento dado aos estudantes brasileiros.
Tão logo o reitor da Leiden University recebeu a mensagem proveniente da Reitoria da ULBRA, providenciou o encontro entre a sua vice-reitora, Simone Buitendijk, a diretora Débora Borges Thomas e Letícia Borges Thomas. Na reunião, Débora entregou a medalha da ULBRA, discorreu sobre a criação e a história da Universidade e de sua mantenedora, e falou sobre a atuação nos campos de pesquisa, ensino e extensão, pilares que a tornaram uma das mais importantes universidades do País, com alunos e egressos estudando em diferentes partes do mundo.
A Leiden University foi fundada em 1575, e, ao conhecer a história da ULBRA, a vice-reitora parabenizou o fato de uma jovem universidade oferecer excelente formação acadêmica e, desta forma, oportunizar que seus alunos e egressos aprofundem seus estudos em universidades estrangeiras. Ademais, Simone Buitendijk se mostrou muito contente pelos presentes recebidos e bastante interessada na carta enviada pelo reitor da ULBRA. Afirmou que, de fato, a aproximação entre as universidades é uma excelente oportunidade.
Na ocasião, também foram entregues revistas, folders e outros materiais acerca da Universidade e das escolas da ULBRA, os quais foram recebidos com grande satisfação pela vice-reitora da Leiden University. Esta agradeceu o ensejo do encontro entre as universidades e, também em nome do reitor Carel Stolker, agradeceu a visita e carta enviada pelo reitor Marcos Fernando Ziemer.
Para Simone Buitendijk, "foi uma honra muito grande receber a carta de agradecimento, assim como receber uma aluna tão brilhante na Leiden University. A ULBRA deve estar orgulhosa, também em razão de se tratar de uma graduada premiada com láurea de excelência. A Leiden University é quem agradece a Letícia Borges Thomas por ter sido escolhida, pois trata-se de uma instituição aberta e extremamente interessada em receber novos talentos, e considera que é esta multiplicidade que enriquece o ambiente acadêmico e os resultados obtidos pela Universidade".
No encontro, a vice-reitora felicitou Letícia pelas suas realizações e por seu trabalho na Corte Penal Internacional, e perguntou o que a levou a escolher o Mestrado Avançado em Direito Internacional pela Leiden University. Para Letícia Thomas, "sua decisão foi motivada principalmente pelo fato de se tratar de uma universidade de renome internacional, classificada recentemente como a melhor universidade da Europa continental em Direito e por contar com professores que são autoridades do Direito Internacional. Ainda, o fato de seu curso ser ministrado em Leiden e em Haia também foi fator decisivo pela sua escolha, haja vista que a cidade de Haia é conhecida como a Capital da Paz e da Justiça Internacional, o que lhe permitiu a frequência às Cortes Internacionais. A egressa da ULBRA também enfatizou sua satisfação pela formação recebida na Universidade Luterana do Brasil durante o período de sua graduação, e expressou sua gratidão pelo reconhecimento proveniente da instituição e pelo privilégio de poder ser uma intermediária entre as universidades.
Ao final, Simone Buitendijk informou que a Leiden University também tem interesse em estabelecer parceria com a ULBRA, e salientou a importância da divulgação dos feitos e dos resultados alcançados pelas instituições, para que, desta forma, mais pessoas estejam cientes da qualidade do trabalho realizado nestas universidades: spread the word".
Notícias relacionadas
-
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes