Parceria
ULBRA Torres e Prefeitura lançam projeto Moda em Ação
Parceria para formar novas costureiras, através do projeto de Extensão
Nesta segunda-feira (18/08) a ULBRA Torres e a Prefeitura Municipal de Torres celebraram uma parceria para formar novas costureiras, através do projeto de Extensão, Moda em Ação, que será desenvolvido pelo curso de Design de Moda da ULBRA Torres. Esta parceria foi viabilizada através das secretarias municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Trabalho Indústria e Comércio de Torres, juntamente com a Universidade.
O projeto é desenvolvido pelo curso de Design de Moda com o propósito inserir novas costureiras no mercado de trabalho, incentivar a abertura de pequenas e microempresas, além de desenvolver atividades de Extensão na Universidade. Ao final do curso, as participantes estarão capacitadas, qualificando o setor de confecção de produtos de Moda. As mulheres, que foram escolhidas através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), aprenderão modelagem, corte, costura e customização como alternativa de desenvolvimento econômico para a região. As atividades serão ministradas pela professora de Design de Moda, Marjorie Lemos, com o monitoramento de uma bolsista, nos laboratórios de Costura e Modelagem da Instituição.
Estiveram presentes no lançamento do projeto a diretora da ULBRA Torres, Débora Borges Thomas; a coordenadora de Ensino, Joice Policastro da Silva; a coordenadora do curso de Design de Moda, Paula Bittencourt; e a coordenadora de Extensão, Inês Jacques. A Prefeitura esteve representada pela prefeita, Nílvia Pinto Pereira; o chefe de gabinete, Elder Rodrigues; o secretário de Trabalho, Industria e Comércio, Eduardo Grossmann, acompanhado de sua equipe; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane do Nascimento, e equipe.
Dados da Associação Brasileira de Industria Têxtil apontam o perfil do setor têxtil e de confecção em 2013, que obteve um faturamento de US$ 56,7 bilhões; considerando a produção média de confecção de 9,8 bilhões de peças (vestuário + cama, mesa e banho). O setor atrai 1,7 milhão de empregados diretos e 8 milhões se adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 75% são de mão de obra feminina representando 16,4% dos empregos.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul