8º Fome de Ler
ULBRA realiza abertura do 8º Fome de Ler
ULBRA realiza abertura do 8º Fome de Ler
O contato direto com a leitura desde a infância é um dos objetivos do programa Fome de Ler, realizado há oito anos em parceria entre a ULBRA Guaíba e a Câmara Rio-grandense do Livro, envolvendo escolas do Rio Grande do Sul. A 8ª edição do projeto iniciou nesta quinta-feira, 06.05, no campus da ULBRA Canoas, e contou com a assinatura do Termo de Compromisso entre as duas entidades. Neste ano, inicia a participação da Prefeitura de Canoas no programa, através das secretarias municipais de Cultura e de Educação.
A criadora do programa Fome de Ler e coordenadora do curso de Letras da ULBRA Guaíba, Ângela Rolla, aposta no incentivo à leitura: "A leitura é o primeiro passo para se conseguir uma boa performance em qualquer área. Começar a ler bastante desde a infância só traz benefícios". O presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, João Carneiro, afirma que todos têm que ter acesso à leitura. "O conhecimento está nos mais diferentes suportes e deve estar à disposição de todos", afirma. Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth, "a associação das palavras Fome de Ler é muito interessante e deve-se tornar base para o desenvolvimento das nossas crianças".
O projeto Fome de Ler conta com uma parceria exitosa entre ULBRA Guaíba e Canoas e a Câmara Rio-grandense do Livro, Secretarias Municipais da Região Centro-Sul, Secretaria Municipal de Educação e de Cultura de Canoas, 12ª CRE, 27ª CRE e Rede de Escolas da ULBRA. O programa já alcançou quase 30 mil alunos da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, levando escritores e livros para dentro das escolas. Em 2010, participam do programa 58 autores de livros infanto-juvenis, que tiveram seus nomes divulgados no evento de abertura do programa.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Jéferson Assumção, Canoas esta no rumo certo, por que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. "O desenvolvimento do pais, em uma perspectiva crítica que ultrapasse o funcional, depende da cultura", pondera. Já o secretário de Educação, Paulo Ritter, citou a importância da leitura desde cedo. "O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz", ressaltou.
Políticas de Leitura
Paralelamente à assinatura da parceria, foi realizado o I Encontro Regional de Políticas de Leitura com a participação de representantes da área, como o escritor Caio Ritter; o diretor da Editora da ULBRA Astomiro Romais e a coordenadora do projeto Fome de Ler Ângela Rolla.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes