ULBRA Torres inaugurou o Labcon
O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres inaugurou na quinta (12/12) o novo Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LABCON). Esta importante conquista marca o comprometimento do curso com a sustentabilidade das edificações.
Diante da necessidade de proteção do equilíbrio do ambiente natural e de desenvolvimento sustentável do ambiente construído, que prevê a utilização racional dos recursos disponíveis e culmina na qualidade de vida, no conforto e bem-estar dos habitantes, o LABCON visa subsidiar os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo com conhecimentos relativos às diversas áreas do conforto no ambiente construído, através da simulação e experimentação prática.
A eficiência energética, pauta recorrente na arquitetura contemporânea, também é finalidade do LABCON. Estima-se que cerca de 50% da energia elétrica produzida no país seja consumida não só na operação e manutenção das edificações, como também nos sistemas artificiais, que proporcionam conforto ambiental para seus usuários, como iluminação, climatização e aquecimento de água.
Objetivando auxiliar no processo de design sustentável do ambiente construído, promovendo a compreensão das relações entre o edifício e o sítio, com o LABCON pretende-se viabilizar a avaliação do desempenho de conforto ambiental (térmico, lumínico e acústico) em edificações e subsidiar o projeto luminotécnico em seus aspectos técnicos e estéticos.
O LABCON fornecerá suporte direto ao desenvolvimento didático e de pesquisas científicas, especialmente às disciplinas de Conforto Ambiental, cujo escopo trata da interação coerente entre clima e arquitetura; Arquitetura e Meio Ambiente, que aborda princípios e estratégias de sustentabilidade no processo de projeto arquitetônico; Instalações Elétricas e Equipamentos, que fundamenta o projeto de instalações e equipamentos correlatos; Arquitetura de Interiores, que capacita o aluno na concepção de interiores que ofereçam conforto a seus ocupantes; além de todas as disciplinas de Prática de Projetos, focadas na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos que contemplem as relações entre programa e entorno.
O ambiente do LABCON foi pensado para oferecer real suporte ao desenvolvimento didático, sobretudo pela provisão de equipamentos de simulação e aferição. O Projeto de Interiores foi elaborado pela equipe do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob supervisão das professoras Thaís Menna Barreto e Bianca Breyer Cardoso, e participação das estagiárias Jociara de Almeida e Valquíria Lipert.
A implementação do LABCON contou com a colaboração dos docentes Breno Clezar Junior, responsável pela execução, Moisés Vitoreti e Carolina Jochims, que articulou contato com a equipe do LABCON UFSC, referência nacional na área. Tal contato permitiu a viabilização de um dos principais equipamentos do laboratório, o Solarscópio, simulador de movimento aparente do sol que permite estudar a incidência solar em edificações. O equipamento teve seu projeto cedido pelo autor, professor Fernando Oscar Ruttkay Pereira, e foi executado, em sua totalidade, pelo acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, Fabio Selau, e equipe, sob supervisão dos professores do curso envolvidos na implementação do Laboratório.
O LABCON conta, ainda, com equipamentos de aferição, como Luxímetros, Decibelímetros, Termômetros, Higrômetros, entre outros. As novas instalações oferecem também catálogos, painéis de Instalações Elétricas e Luminotécnica, com diferentes tipos de ligações e equipamentos para simulação de condições de iluminação artificial.
Além da equipe de docentes e estudantes da ULBRA Torres, a implementação do LABCON contou com a adesão de muitos parceiros, através da permuta entre equipamentos/serviços e visibilidade da marca nas instalações do laboratório. Dentre os parceiros, destacam-se: Magnani Materiais Elétricos e Iluminação, responsável pelo fornecimento de materiais elétricos e lâmpadas; Móveis Alan Aguiar, que executou todo o mobiliário; Resicolor Tintas, que forneceu tintas e materiais de acabamento; e a Vidraçaria Torres, responsável pelo fornecimento de vidros para lousa.
A coordenadora do curso, Thaís Menna Barreto agradeceu a todos que contribuíram para esta realização e fez "especial agradecimento ao aluno Fábio Selau, sem o qual esta empreitada não seria possível; aos professores Carolina Jochims, Breno Clezar Junior, Moises Vitoreti, Karla Coelho e Efreu Quintana, Marcos Bueno e João Almeida, pela dedicação para esta realização se concretizasse; aos patrocinadores e colaboradores Gerson Tirp, Alan Aguiar e acadêmica Vladina Dal Farra por acreditarem em nosso projeto; a direção e coordenação de Ensino, pelo apoio e confiança; ao professor Fernando Oscar Ruttkay Pereira, por gentilmente ceder o projeto do Solarscópio; aos alunos Valquíria Liperte, Jociara Almeida, Tiago Scheffer Medeiros, Wagner Scheffer Medeiros, por terem se envolvido diretamente na execução do LABCON; aos funcionários Bárbara de Araújo, Adriano Moraes Lupim, Paulo Roberto Ignácio, Paulo Roberto Dalpiaz, Milton Bastos e Marcel Maciel, pelo coleguismo e trabalho em equipe; aos alunos que integram ou integraram o CEA nas gestões 2013-2014 e 2011-2012: Kamila Carnevalli, Heriane Luciane, Catiele Martins, Mariana Krausburg, Mirella Scandolara, Túlio Alves, Brenda Rodrigues, Gustavo Pinho, Henrique Santos, Katrini Kurtinove, Priscila Boff, Rafael Pereira, pelo imprescindível apoio em todas as atividades que angariaram fundos para o LABCON; e a todos os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, pelo engajamento e participação, pois esta é uma conquista coletiva".
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul