Alunos da ULBRA conhecem os três Poderes em Brasília
Os estudantes de Direito da ULBRA, dos campi de Torres e Canoas, tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Brasília (DF). A viagem de estudos, que teve o acompanhamento do professor Rafael Ariza, foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro, com o objetivo oportunizar os acadêmicos a conhecer o funcionamento de instituições que compõem os poderes do Estado, e a aproximá-los à realidade prática a ser vivenciada durante o seu futuro profissional, agregando conhecimento, cultura acadêmica e ambientação jurídica. O roteiro incluiu visitações aos principais órgãos Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
No primeiro dia, os acadêmicos acompanharam uma sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal, cujo tema versava sobre o prazo decadencial do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Logo após, ainda no primeiro dia, os alunos participaram do XVI Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, versando sobre o tema, dos vinte e cinco anos da Constituição Brasileira. Este evento teve como presidente da mesa, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, bem como grandes nomes de nossa política atual, como o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, contaram ainda, com a presença do ministro Gilmar Mendes.
No segundo dia do Congresso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer grandes professores de direito constitucional, como o professor doutor Stéphane Monclaire (Paris), e o professor doutor David Fleischer (UnB). Na tarde do segundo dia, foram recebidos no Congresso Nacional, sede do poder legislativo brasileiro, pelo deputado federal Jerônimo Georgen (PP/RS), o qual condecorou os alunos com seus livros intitulados A Reforma do CPC: Combate à Massificação do Processo, e Desafios para o Desenvolvimento do Brasil na Visão da CINDRA. Continuando a visita, os estudantes dirigiram-se ao Congresso Nacional, para conhecerem as comissões legislativas, bem como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, encerrando assim, as atividades do segundo dia.
No terceiro e último dia, os alunos aproveitaram para visitar e fotografar a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Ministério da Justiça, Palácio do Itamaraty e Palácio do Planalto. Logo em seguida, ocorria à despedida da capital do Brasil, e a volta ao Rio Grande do Sul.
Segundo a aluna do 4º semestre, Ariane Deves, a visita superou as expectativas, "Achei uma ótima oportunidade para os acadêmicos de Direito tenham um contato prático com aquilo que aprendemos na sala de aula". Já a acadêmica Giovanna Longo afirmou que "a viagem nos aproximou de instituições inteiramente ligadas ao Direito, antes conhecidas apenas pelos livros. Foi uma verdadeira aula de Direito Constitucional", ponderou.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul