Educação Física da ULBRA Torres realiza a Blitz do Coração
O dia Mundial do Coração é celebrado internacionalmente no dia 29 de setembro por iniciativa da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation). No Brasil, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e patrocinadores. A campanha deste ano, denominada Ajude as crianças a seguir o caminho para um coração saudável, pretende alertar para o fato de que hábitos salutares devem ser incutidos desde a primeira infância, para permitir que as gerações os adotem naturalmente ao longo da vida e os transmitam aos seus descendentes.
As doenças cardiovasculares (DCV) - o que inclui doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) - afetam pessoas de todas as idades e grupos populacionais, incluindo mulheres e crianças. As DCV's atualmente causam 17,3 milhões de mortes a cada ano, onde 80% destas ocorrem em pessoas de baixa e média renda, tornando-se a causa número um de mortes no mundo.
Muitas dessas doenças têm início do desenvolvimento na infância e adolescência, levando ao estágio avançado da doença ou à morte prematura na vida adulta. Crianças, em grande parte, dependem dos adultos para orientação sobre comportamentos saudáveis por isso precisamos garantir que elas adotem bons hábitos de vida.
O Brasil foi um dos 194 países que fizeram um compromisso para reduzir as mortes prematuras por DCV em 25% até 2025. Entretanto, não conseguimos agir sozinhos, por isso as pessoas podem fazer mudanças para a própria saúde e de seus familiares, cuidando melhor da saúde do coração: Incentivando uma alimentação saudável e prática de atividade física, além de evitar o uso de tabaco e álcool, tendo em vista que crianças saudáveis levarão a adultos saudáveis.
Pensando nisso, a professora Marinei Lopes Pedralli responsável pela disciplina de Atividade Física e Saúde do curso de Educação Física da ULBRA Torres, promoveu no último dia 09 de outubro juntamente com seus alunos a Blitz do Coração. Nesse dia, mais de 100 alunos, professores e funcionários da Universidade passaram por avaliações do Índice de Massa Corporal, Circunferência Abdominal e aferição da Pressão Arterial e da Frequência Cardíaca de repouso, ainda receberam orientação sobre os benefícios da prática regular de Exercícios Físicos. Um alerta para o Coração.
Criança saudável, adulto saudável. Veja os fatos:
Quase dois terços das mortes prematuras e um terço das doenças em adultos estão associados a condições ou comportamentos que começaram na juventude, incluindo o uso do tabaco, a falta de atividade física e má alimentação; Filhos de pais que fumam têm três vezes mais chances de adquirem este hábito na adolescência, permanecendo até a vida adulta; Crianças com excesso de peso tendem a ser obesas na idade adulta e mais propensas a desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares em uma idade mais jovem; A atividade física que a criança aprende na infância continua na idade adulta, contribuindo para a diminuição do risco para a doença cardíaca e AVC na vida adulta.
Cerca de 80 mil pessoas, uma a cada cinco minutos. Esse é o número aproximado de mortes por infarto todos os anos no Brasil. Apesar de o infarto acometer mais nos fumantes, pessoas com sobrepeso e ritmo de vida estressante, além de sedentários que seguem uma alimentação não regrada, o infarto não escolhe raça, sexo e muito menos idade. Pode acontecer com qualquer um. Para muitas pessoas o infarto é fatal. São cerca de 17 milhões de mortes em decorrência de infarto no mundo inteiro a cada ano. Um número equivalente a toda a cidade de São Paulo. Trabalhar para reverter essa estatística é uma atitude para todos.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul