Jane Ferreira Picarelli
ULBRA São Jerônimo: a Universidade da região
Diretora da ULBRA São Jerônimo destaca integração com região
Na região carbopetroquímica do Rio Grande do Sul, a ULBRA é conhecida como a Universidade da Região. O campus da cidade de São Jerônimo tem o reconhecimento por sua atuação e envolvimento em todas as questões que dizem respeito ao desenvolvimento social e econômico local. O momento importante que a região vive, com a implantação do Polo Naval do Jacuí, tem a participação da ULBRA São Jerônimo na condução do projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL).
Além de ofertar cursos de graduação, que contribuem com a qualificação dos profissionais da região, o campus realiza ações extensionistas e promove a cultura e o esporte em atividades abertas à comunidade.
Leia a seguir a entrevista completa da diretora da ULBRA São Jerônimo, Jane Ferreira Picarelli.
Qual papel a ULBRA São Jerônimo desempenha na sua região?
Em uma área que congrega 10 municípios, a ULBRA São Jerônimo está localizada no coração da região carbopetroquímica, irradiando conhecimento, qualificando a população, oferecendo através de seus cursos a formação de acadêmicos mais críticos, participativos e conscientes de sua cidadania. A ULBRA São Jerônimo assume seu papel de Universidade da Região, com o reconhecimento da comunidade.
Quais são os desafios da ULBRA na região nesse momento?
Nossa região está sendo envolvida por grandes oportunidades: A instalação do Polo Naval do Jacuí abre perspectivas de um polo industrial que transformará o ritmo do nosso desenvolvimento social, abrindo imensas possibilidades de mercado de trabalho. A ULBRA São Jerônimo está engajada neste processo, sendo o seu projeto de Arranjo da Produção Local (APL) uma das propostas para o crescimento regional.
Também o carvão está na esteira das possibilidades de investimentos, o que favorecerá a região carbonífera. A Universidade participa ativamente dos debates que têm este foco.
Aproximadamente, qual é o número de pessoas, considerando professores, alunos, funcionários e fornecedores que estão envolvidos com a rotina da Instituição?
Temos em torno de duas mil pessoas circulando, diariamente, pelo nosso campus. Há um acréscimo substancial quando oferecemos atividades extensionistas que captam um público externo muito participativo nas áreas acadêmica, esportiva e cultural.
Quantos cursos estão em funcionamento neste ano?
Estão em funcionamento Administração, Direito, Educação Física, CST em Gestão da Produção Industrial, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação. Temos alunos nos cursos que estão em extinção, que são Ciências Biológicas, Letras, História e Matemática.
Qual o novo curso aprovado pelo MEC?
Para o Vestibular EXTRA 2013/2, que será realizado dia 04 de julho, estará sendo ofertado o curso de Engenharia da Produção. A edição nº 104 do Diário Oficial da União (DOU), de 03.06, publicou a Portaria nº 246 do Ministério da Educação, datada de 31.05.2013. O documento autoriza o bacharelado com 100 vagas anuais.
Qual é o lema orientador da ULBRA São Jerônimo no seu dia a dia?
Acreditamos que o papel da Universidade é o de aventurar-se diariamente na busca e na criação de novos onhecimentos e oportunidades.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes