Congresso de Futebol
Sport Club Serramar encerra com chave de ouro o CONFULT23 em Torres
Ex-atleta profissional, gerente Mabília foi um dos palestrantes
Após três noites com muita informação sobre os diversos processos técnicos e de organização do futebol, foi encerrado o 1º Congresso de Futebol da Ulbra Torres - CONFULT23. Nesta quarta-feira (11), coube ao Sport Club Serramar ser o protagonista das últimas palestras do evento, que reuniu professores e acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia no auditório da Universidade.
Desde o início de 2023, o Serramar começou a chamar a atenção por quem passa pela Estrada do Mar, na altura do Km 41. Com uma estrutura de ponta, o Centro de Treinamento é considerado um dos melhores do Estado. Conta com quatro campos oficiais, dois de futebol 7 e quatro quadras de areia, além de academia, vestiários, auditório, restaurante, biblioteca, sala de reuniões e sala de fisioterapia. Recebe cerca de 200 atletas de 12 a 20 anos.
Ex-jogador com passagens pelo futebol português e italiano, Rafael Murliki é o CEO do clube, que tem como presidente o pai Jairo Murliki. Na apresentação inicial, ele explicou sobre o projeto, a estrutura e a formação de talentos.
"Temos como objetivos a inclusão social, o alto rendimento, intercâmbio e expansão. Depois da dupla Gre-Nal, somos a melhor estrutura de categorias de base do Rio Grande do Sul. Já estamos também exportando talentos para países como Alemanha, Itália e Portugal", destacou Rafael.
"É muito emocionante voltar à Ulbra Torres, onde me formei em Direito. Estar aqui para falar do Sport Club Serramar é gratificante, porque o clube é um sonho realizado. Somos de Capão da Canoa, mas queremos expandir e criar núcleos em outras cidades do Litoral, como Torres. E vocês, como acadêmicos e futuros profissionais, podem nos ajudar nessa parceria", revelou Jairo Murliki.
A gestão técnica conta com a gerência de Marcelo Mabília, ex-atleta profissional de clubes como Grêmio, Inter e Juventude. Com larga experiência e títulos no futebol, é uma referência para garotos que sonham com uma carreira de sucesso.
"Não é fácil ser atleta. As pessoas acham que é só jogar, mas a gente lida todos os dias com o psicológico deles. Temos que explicar aos pais como as coisas funcionam para amenizar decepções. Não é todo mundo que vai chegar. Aliás, são poucos que chegam ao topo", falou Mabília.
Fundamentais na formação desses jovens atletas, a preparação física e a fisioterapia também foram destaques na apresentação do Serramar. O preparador físico Vagner Bagé, outro ex-jogador profissional, falou sobre etapas de formação, maturação e desafios:
"Nosso desafio é ensinar e potencializar gradualmente os treinamentos. É o ponto chave da preparação física de base. Temos que saber respeitar os limites dos jovens atletas e individualizar o trabalho."
Isac Sippert, estagário de fisioterapia do clube, pontuou cada processo desenvolvido na área, como prevenção de lesões, tratamento, reabilitação, gestão da dor, suporte durante os jogos e recuperação pós-jogo, além de mostrar através de estudos as principais lesões no dia a dia de um jogador de futebol.
"A fisioterapia desempenha um papel crucial na prevenção de lesões de atletas amadores e de alto rendimento, ajudando a minimizar o risco de lesão e melhorar a performance atlética", afirmou com categoria, encerrando a noite de extremo conhecimento.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul