Congresso de Futebol
Ulbra Sport e futebol feminino do Grêmio abrilhantam o CONFULT23
Projetos de esporte e informações de mercado foram assuntos da noite
Projetos da Ulbra Sport e futebol feminino do Grêmio foram os temas da segunda noite do 1° Congresso de Futebol da Ulbra Torres - CONFULT23, nesta terça-feira (10), no auditório da Universidade. O evento, de 9 a 11 de outubro, está sendo organizado pela Assessoria de Comunicação e pelo Curso de Educação Física.
Diretor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker apresentou os principais projetos para o esporte de base e de alto rendimento dentro da Universidade Luterana do Brasil. O antigo Sport Club Ulbra, que reinou no final da década de 90 e início dos anos 2000, trocou de nome, mas deixou um legado de muitos títulos em diversas modalidades, como vôlei, futsal, futebol e basquete. Um dos ícones dessa época foi o jogador de vôlei Gilson Bernardo, hoje cogestor da Ulbra Sport.
"O Gilson foi multicampeão, melhor atleta de vôlei do mundo, tem uma grande vivência no esporte. Estamos alinhados e planejando a base para construir equipes fortes e competitivas de novo na Ulbra", afirmou Hans Kuchenbecker.
"Nenhuma universidade tem mais títulos do que a Ulbra, temos uma história e fomos referência em várias modalidades. Nosso sarrafo é bem alto. Por isso, não podemos errar nessa retomada", complementou o Mão de Pilão, apelido dos tempos de atleta.
No segundo momento da noite, o futebol feminino dominou a área. Álvaro Prange, coordenador do Grêmio, falou sobre a evolução das mulheres no campo, mercado de trabalho, estrutura, salários e fez comparações com a atual realidade.
"A nossa folha de pagamento já é maior do que muitos clubes de futebol masculino do Interior do Estado, por exemplo. Tem atleta mulher que ganha mais do que atleta homem dentro do próprio futebol profissional do Grêmio. Isso era impensável há dois ou três anos. Estamos vivendo outra realidade", contou o coordenador.
A Ulbra firmou recentemente uma parceria com o futebol feminino do Grêmio. Daqui a um mês ou um pouquinho mais, o complexo esportivo da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, será a sede gremista para treinos e jogos. Um avanço comemorado por quem já está na estrada há muito tempo.
"O Cerâmica, em Gravataí, nos abriu as portas para treinar e jogar. Cedeu o espaço e nos ajudou muito. Agora, teremos toda a estrutura da Ulbra à disposição. Queremos jogar uma final na Arena também, um dia vai acontecer", disse Patrícia, encerrando a noite de muito conhecimento sobre futebol.
Notícias relacionadas
-
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas -
05
FEVEsporte Ulbra Torres mostra sua marca no Torneio Verão ATP de Vôlei de Praia 4x4 -
26
JANPRÉ-TEMPORADA Gurias Gremistas realizam o primeiro treino técnico na Ulbra
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes