Acordo
Direito da Ulbra assina convênio de cooperação internacional
Objetivo é ampliar as redes de relacionamento para os estudos jurídicos
A Aelbra, mantenedora da Ulbra, assinou convênio de cooperação acadêmica com o Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (Iberojur). A missão principal é o estreitamento e o desenvolvimento conjunto dos estudos jurídicos em línguas portuguesa e espanhola. O compromisso foi firmado nesta quinta-feira (22/06/2023), às 10h, no Plenarinho da Reitoria, prédio 10, da Ulbra Canoas e, concomitantemente, na cidade de Porto, em Portugal, às 14h. A iniciativa da cooperação foi articulada pelo assessor de Relações Internacionais da Ulbra, professor Antônio Costa.
O Iberojur tem na sua rede mais de três mil investigadores, professores e estudantes de pós-graduação em Direito. Já realizou eventos em Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Publicou, em cooperação com universidades e centros de investigação, mais de 30 obras de caráter jurídico-científico. O objetivo do Instituto é compartilhar conhecimentos jurídicos com excelência acadêmica, buscando a interconexão de saberes entre os países ibero-americanos e posteriormente em nível global, abrangendo legislação, doutrina e jurisprudência ibero-americanas num ambiente de diálogo científico.
Cenário jurídico
O diretor presidente da Aelbra, Carlos Melke, enfatizou que é sempre uma honra estabelecer novas parcerias, principalmente diante da importância do cenário jurídico e internacional do Iberojur. "Nós nos sentimos bastante felizes com esse convênio. Acho que vai somar exponencialmente para os nossos alunos e para toda a comunidade afetada por nossas Universidades. É uma parceria extremamente importante. Estamos ansiosos para iniciarmos o intercâmbio. Não tenho dúvidas de que será um sucesso", afirmou.
Integra continentes
O diretor do Iberojur, professor Fábio Veiga, ressaltou a importância da cooperação internacional. Segundo ele, "o Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos é um órgão de promoção da ciência que integra os continentes da América e Europa, e em especial o Brasil, na América Latina, com Portugal, Espanha e outros países europeus". Veiga também enfatizou a interação de projetos e que a Ulbra pode contar com o corpo técnico e científico do Iberojur, que conta com mais de três mil pesquisadores.
Parceria dos cursos
Conforme o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, "a pactuação da parceria acadêmico-científica com o Iberojur é mais um importante momento para a projeção internacional de nossa Universidade. A Política de Internacionalização é parte de uma proposta pedagógica que busca a interconexão entre diferentes saberes, ampliando o rol de pesquisadores e professores que compõem a já qualificada comunidade de aprendizagem da Ulbra".
O reitor ressaltou que a Ulbra, em seus 50 anos de existência, já formou mais de 315 mil profissionais no mercado, sendo que a excelência acadêmica da Instituição é fortalecida por parcerias como a assinada. Lembrou também que "o curso de Direito sempre teve destaque na história da Ulbra. A parceria com o Iberojur certamente contribuirá para a qualificação e fortalecimento dos cursos de Direito da Aelbra/Ulbra, aumentando sua visibilidade e projeção junto à comunidade jurídica e científica", finalizou.
Estudos dos juristas
"As novas tecnologias têm impactado as relações sociais, o que se reflete no conteúdo do Direito e em sua própria operacionalização. Aos estudos dos juristas em muito contribui o Direito Comparado, que se busca por meio de convênios internacionais", completou o diretor-geral dos Cursos de Direito, Carlos Alberto Lontra.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Assista o vídeo.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul