Saúde
Campanha Maio Vermelho conscientiza a população sobre o câncer de boca
Docente enfatiza a importância do diagnóstico precoce
Maio é o mês dedicado à prevenção do câncer de boca no país. A doença pode surgir nos lábios e no interior da cavidade oral, ocorrendo mais comumente no último. Em 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados 15.190 novos casos no País, sendo 70% vítimas do sexo masculino.
Já em 2019, houveram 6.605 óbitos pela doença, também em sua maioria homens. Este é um mal que tem cura, mas o tratamento deve ser feito ainda no começo da doença. No entanto, mais de 50% dos casos são diagnosticados já em fase avançada. Por conta disso, entidades da saúde destacam a importância e os métodos para identificá-lo precocemente.
Os estudos frente ao câncer de boca revelam que ele tende a se manifestar em pessoas que abusam do consumo de bebidas alcoólicas, assim como cigarro e outros tipos de fumos. Outro fator que pode influenciar em seu desenvolvimento é o vírus HPV, transmitido sexualmente entre parceiros. Na maioria dos casos, tende a se manifestar em pacientes do sexo masculino acima dos 40 anos.
"Essa doença é silenciosa, não desenvolvendo sintomas nos estágios iniciais. Ela pode iniciar com uma mancha branca ou vermelha na área bucal como na gengiva, bochechas, no céu da boca e até mesmo na língua," afirma o professor do curso de Odontologia da Ulbra Canoas, Sérgio Augusto Miguens Jr., doutor na área de estomatologia com ênfase no diagnóstico do câncer oral.
Prevenção e tratamento
A manifestação inicial surge como uma pequena ferida que não cicatriza ou manchas com vermelhidão que perdurem por mais de 15 dias. Ao ser identificado, a pessoa deve se dirigir à unidade médica para que possa ser iniciado o tratamento. "A maioria dos pacientes tende a procurar ajuda já no estágio avançado, o que dificulta o tratamento", reforça o docente. Os sintomas são dores ao mastigar ou ingerir alimentos, rouquidão, dificuldade na fala e a sensação de algo preso à garganta.
Para evitar a doença, Miguens Jr. explica que é importante manter bons hábitos em sua rotina. "As pessoas devem se atentar aos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, manter uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, manter higiene bucal, evitar realizar sexo oral sem o uso do preservativo. Além disso, evitar alta exposição aos raios de sol, usando sempre protetor labial," destacou. Também reforça que a prevenção é a conscientização frente à doença. "É importante o autoexame, onde a pessoa pode observar as áreas onde o câncer se manifesta diante do espelho, ajudando a identificá-lo ainda no primeiro estágio", alertou.
O tratamento para o câncer de boca é similar a outros tipos de câncer. Após o diagnóstico, o paciente realizará sessões de radioterapia, quimioterapia ou até mesmo processos cirúrgicos, o que varia com o estágio da doença.
Sobre o Maio Vermelho
A campanha Maio Vermelho é alusiva ao dia 31 de maio, instituído por lei estadual como marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na boca e garganta. A data tem o objetivo de conscientizar a população acerca do câncer de boca, disseminando conhecimento sobre o tema e incentivando a busca por ajuda médica ao primeiro sinal da doença.
Gilson Santos
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí