Responsabilidade Social
Ulbra realiza atividades de prevenção ao suicídio
Ações integram a campanha Setembro Amarelo
A Universidade Luterana do Brasil realiza, durante as próximas semanas, nos campi de todo país e em polos próprios e credenciados da educação a distância, diversas ações que integram a campanha Setembro Amarelo. A mobilização nacional, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, tem por objetivo de combater o autocídio, temática que é desenvolvida através de atividades dentro do mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro. No site ulbra.br/setembroamarelo, é possível conferir toda programação que vem sendo desenvolvida no território brasileiro.
Apresentações de pesquisas e estratégias preventivas, palestras, debates, seminários, elaboração de murais informativos, sensibilização, mostras de atividades, shows musicais e mensagens de fé compõem as agendas locais.
Pedagogia, Odontologia, Arquitetura, Psicologia e Enfermagem são alguns dos cursos que, junto aos Núcleos de Apoio ao Discente e equipes pastorais, estão envolvidos na realização das programações em escolas do ensino fundamental e órgãos públicos, além, é claro, de prédios e salas da Rede Ulbra de Educação.
De acordo com a diretora de Extensão, Simone Loureiro Brum Imperatore, a proposta de promoções de eventos que abram espaço para debate sobre o suicídio é também uma forma de a Instituição mostrar sua preocupação com a qualidade de vida da comunidade acadêmica como um todo. "Através dessas ações a Ulbra faz um enfrentamento deste que é um problema de saúde pública, cuja ocorrência tem aumentado muito, principalmente entre jovens, numa estatística que revela 32 casos de autocídio por dia, somente no Brasil. Número que supera os dados diários de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer, o que evidencia ainda mais a relevância deste trabalho", acrescenta a docente.
A campanha
O tema suicídio não é um assunto apenas de profissionais da saúde e ONGs humanitárias. Existe uma crescente mobilização pela redução dos preocupantes índices de autocídio no mundo. Por esta razão, a Universidade Luterana do Brasil participa desta campanha, que busca quebrar o tabu em torno do assunto, levando à população debates e informações relevantes em favor da vida.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos