Responsabilidade Social
Comitê apresenta Código de Conduta Ética da Ulbra
Proposta foi entregue à Reitoria
Em uma reunião na tarde desta quinta-feira, 7 de março, o Comitê do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da Ulbra entregou ao Colegiado de Reitoria a minuta do Código de Conduta Ética da Universidade. O objetivo da proposta deste documento é declarar formalmente as orientações da Instituição para nortear as interações entre as pessoas, o meio ambiente, o seu patrimônio, o Poder Público e a imprensa, auxiliando de forma institucional as ações no viver e conviver em comunidade.
Em sua fala, o reitor Ricardo Willy Rieth agradeceu ao grupo que se envolveu na elaboração do regulamento. Ele reiterou o compromisso da Reitoria em dar andamento ao processo de oficialização do Código. "É muito importante que este código de conduta tenha a chancela do Conselho Universitário tornando-se uma resolução para que se tenha plena divulgação de seu conteúdo no contexto da Universidade." Rieth também destacou os próximos passos que deverão ser tomados a partir do trabalho desenvolvido pelos representantes da Universidade.
Conforme a coordenadora do Comitê do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da Ulbra, diretora de Extensão Simone Imperatore, este documento delimita os padrões de conduta interno, além das relações interinstitucionais e intrainstitucionais. "O Código de Conduta e ética irá definir os limites da representatividade institucional. Ele atribui profissionalismo nas relações e reflete a confessionalidade da Instituição e os valores expressos num regramento que identifica a Ulbra. Ali está o coração pulsante da Ulbra através da nossa forma de ser e de viver o ser Ulbra", destaca.
O processo de elaboração do Código de Conduta Ética foi iniciado em 2018 a partir de algumas demandas sugeridas pelos próprios docentes que fazem parte do Comitê.
Sobre o Comitê
Instituído em dezembro de 2017, o Comitê do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos da Ulbra é formado por docentes, discentes, técnicos-administrativos e a Pastoral.
Entre os objetivos do Comitê está a promoção e o desenvolvimento de atividades educacionais, de proteção e de promoção dos direitos humanos, tendo como diretrizes a superação da violência , do preconceito e da discriminação no ambiente universitário. A Ulbra é signatária do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos dos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania.
São componentes do Comitê: Simone Imperatore, coordenadora; Alessandra Mizuta, coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas; Iásin Schäffer Stahlhöfer, coordenador acadêmico da Ulbra Santa Maria; Marcel Schneider, ouvidor; Maximiliano Wolfgramm Silva, capelão da Aelbra; Vinícius Pires Severo, aluno da Ulbra Carazinho; Bruna Dionísio Carneiro Rodrigues, colaboradora da Ulbra Torres; Luara Mellos Evaldt, aluna da Ulbra Torres; Rejane Seitenfuss Gehlen, professora da Ulbra Carazinho; Pamela Valandro, colaboradora da Ulbra Canoas; Cristina Gamino Gomes Tonial, tutora EAD; Guilherme Siqueira, aluno da Ulbra Canoas.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
14
NOVFeira das Profissões 2024 Feira das Profissões Ulbra Torres recebe mais de 1300 visitantes -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes