Internacionalização
Coordenadoras de Fisioterapia viajam a Portugal para expandir relações
Comitiva visitou universidades para alinhar parcerias com o país
A Ulbra segue se movimentando para fortalecer suas relações com instituições estrangeiras em um esforço conjunto entre os cursos de graduação e pós-graduação e o setor de Relações Internacionais da Universidade. Desta vez, as coordenadoras do curso de Fisioterapia de quatro campi viajaram para Portugal na primeira quinzena de novembro e visitaram universidades parceiras.
A coordenadora do curso em Canoas, Cláudia Carrijo Fernandes, foi acompanhada da sua coordenadora adjunta Laura Jurema dos Santos, da coordenadora do curso em Santa Maria, Ariane Flores, de Jucelia Güths, coordenadora do curso em Torres, e da representante da unidade de Cachoeira do Sul, a professora Ludmila Campos Guterres. O objetivo da visita foi estabelecer conversas mais próximas sobre parcerias educacionais e intercâmbios de alunos e professores, entre outras formas de colaboração da Ulbra com essas instituições. A iniciativa faz parte do plano de reestruturação pedagógica que a Universidade está implementando, onde a internacionalização é peça-chave.
Foram conhecidas as universidades de Lisboa, Nova Lisboa, Porto e Fernando Pessoa. Em todas elas, as coordenadoras deixaram alinhadas algumas atividades conjuntas, como pesquisas colaborativas, aulas por videoconferência e intercâmbios. "Já estamos analisando a matriz curricular e vendo as similaridades. A ideia é que o aluno possa ir para lá e cursar um semestre com matérias específicas que temos em comum", afirmou a professora Cláudia, que disse ter definida uma palestra online com uma das universidades durante a aula inaugural do curso em Canoas.
Na viagem, também ficou decidido que, a partir do próximo semestre, a coordenadora adjunta Laura Jurema dos Santos se mudará para Portugal durante dois anos, onde realizará seu pós-doutorado. Ela teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre Mobilização Precoce, sua linha de pesquisa, na Universidade do Porto.
Universidades portuguesas nos veem com bons olhos
É sabido que a Fisioterapia brasileira, principalmente na recuperação de atletas, é referência no mundo inteiro. Os portugueses confirmaram a boa fama dos profissionais do Brasil. Segundo a coordenadora Cláudia Carrijo Fernandes, há um interesse grande na experiência prática que o curso da Ulbra pode dar em contrapartida. "Eles são ricos em pesquisas e possuem laboratórios muito bem equipados, mas demonstraram admirar a habilidade dos nossos fisioterapeutas", destacou a professora.
Esse contato direto com os representantes das universidades de Portugal fez grande diferença para encaminhar acordos de colaboração. Responsável por intermediar a ida das coordenadoras ao país da Península Ibérica, a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, deu destaque à presença das professoras nas instituições conveniadas. "Essa aproximação in loco foi perfeita, pois tanto eles quanto nós tivemos a oportunidade desse contato físico. Com tudo isso, a expectativa é que o curso de Fisioterapia seja o que desenvolva mais rapidamente projetos em parceria", ressaltou a profissional.
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País