Reestruturação Pedagógica
Professores participam de encontro sobre Curricularização da Extensão
Tema pautou a Formação Docente Continuada Módulo II
Docentes das modalidades presencial e EAD da Ulbra participaram nesta terça-feira, 10 de julho, da Formação Docente Continuada - Módulo II, que, nesta edição, apresenta o tema Curricularização da Extensão: aprendizagens em contextos reais. Até esta sexta-feira, 13, a atividade segue em todos os campi do Rio Grande do Sul.
Na abertura do encontro, realizada no auditório do prédio 11, ao saudar o público, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, agradeceu a presença dos docentes, aproveitando para desejar um bom recesso: "Que possamos retomar depois do descanso com determinação e vitórias pela frente".
Durante o evento, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, lembrou que, quando aprovou o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Ulbra conduziu discussões sobre as políticas pedagógicas da Instituição para os próximos cinco anos, adotando um novo modelo universitário. "Deixamos de ser uma Universidade desenvolvimentista para ser transformadora. Deixamos de lado a aprendizagem automática para incorporar a aprendizagem significativa, e a avaliação classificatória deu lugar ao modelo de avaliação de aprendizagem emancipatória", explicou o professor, salientando que as variáveis, na prática, se traduzem em mudança de atitude pedagógica, de relacionamento e de condução de processos no âmbito da Universidade.
Mudanças na Universidade
E foi justamente para mostrar na prática como alguns cursos já estão promovendo tais mudanças que os docentes se reuniram em dois turnos na Ulbra Canoas. Os trabalhos foram conduzidos pela diretora de Assuntos Comunitários, Simone Loureiro Brum Imperatore, que iniciou explicando que a curricularização da extensão vem sendo discutida há 20 anos nos fóruns das instituições públicas e das instituições comunitárias. "Trabalhar a curricularização da extensão significa integrar programas e projetos de extensão ao currículo de formação de todos os acadêmicos dos cursos de graduação. De acordo com a legislação do Plano Nacional de Educação, a partir de 2014, 10% do currículo precisa ser composto por projetos de extensão", esclareceu a docente.
A proposta tem como meta a formação profissional e cidadã, o protagonismo estudantil, com o aluno atuando como autogestor do seu conhecimento, e a substituição do eixo clássico professor/estudante pelo eixo estudante/professor/comunidade, pensando no docente como mediador do processo. Hoje, três grupos de trabalho discutem o tema na Ulbra. O grupo I, composto pelos cursos das áreas de Saúde, Bem-estar e Ciências Agrárias, que já está implantando as mudanças. O grupo II, que neste ano está na etapa de planejamento, composto pelas Engenharias, Licenciaturas, Sistemas de Informação e Computação, e o grupo III, das Ciências Sociais Aplicadas, Negócios e Direito, que iniciará o planejamento das atividades em 2019.
A tarde da terça-feira ainda foi dedicada à troca de experiências. Os docentes Andréia Cardoso Evaldt, do curso de Medicina Veterinária, Sheila Petry, do curso de Fonoaudiologia, Maria Suzete Lopes, do Serviço Social, Daniel Fonseca da Luz, da Gestão Ambiental, Lidiane Feldmann, da Educação Física, Marinei Lopes, da Ulbra Torres, e Anne Schonhorst, da Ulbra Gravataí, compartilharam as experiências que já vêm sendo praticadas nos cursos em que lecionam.
Presente na programação, o reitor Marcos Fernando Ziemer destacou que "o encontro é um momento importante da formação continuada, onde os docentes têm a oportunidade de estarem reunidos para, juntos, refletirem sobre algumas temáticas, aprofundando cada vez mais seus conhecimentos do novo modelo implantado pela Ulbra, que assume o papel de comunidade de ensino eficaz e inovadora, ofertando uma aprendizagem muito mais significativa".
Continuidade ao tema
A implantação da curricularização no processo de reestruturação pedagógica é uma necessidade legal e por este motivo precisa ser socializada entre todos os cursos para que haja total compreensão.
Em continuidade ao tema abordado na Formação Docente, será criado a partir do próximo semestre um ambiente virtual, onde professores poderão trocar experiências e discussões com seus pares.
No site ulbra.br/muda-com-voce é possível conhecer mais sobre as mudanças que compõem o processo de Reestruturação Pedagógica da Universidade.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Marla Cardoso
Jornalista - Mtb.: 13.219
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