Egressa organizou atividade
Visita às Cortes Internacionais na Haia e Universidade de Leiden
Direito da ULBRA Torres promoveu viagem de estudos aos Países Baixos
Viagem acadêmica às Cortes e Organizações Internacionais nos Países Baixos permite experiência internacional na formação dos alunos do curso de Direito da ULBRA Torres
Egressa do curso de Direito organiza viagem às Cortes Internacionais na Haia e Universidade de Leiden - (Holanda)
Visando ao crescimento pessoal e profissional dos alunos, o curso de Direito da Ulbra/Torres, realiza, tradicionalmente, viagens acadêmicas anuais para destinos nacionais e internacionais.
As viagens promovidas pelo Curso de Direito, com o apoio da direção da Universidade, permitem que os alunos vivenciem na prática os conteúdos abordados em sala de aula por meio de ciclos de encontros com autoridades, visitas técnicas e palestras organizadas junto às instituições. Em anos pretéritos, o Curso de Direito já levou, em várias ocasiões, comitivas a Portugal, a fim de visitar universidades e tribunais portugueses, inclusive a Suprema Corte; Costa Rica, para familiarização com as diversas Organizações e Cortes lá situadas; e Brasília, coração das instituições dos três Poderes em âmbito nacional no Brasil.
Em 2017, o país visitado no "V Ciclo de Pesquisa e Conferências - Instituições Internacionais" foi Países Baixos (Holanda), sede de diversas Cortes Internacionais e Organizações atuantes no sistema internacional. O roteiro envolveu atividades em Leiden e Amsterdã, mas ocorreu predominantemente na Haia, considerada capital da Paz e da Justiça Internacional. Nesta cidade, há mais de uma centena de embaixadas, cerca de 160 organizações internacionais (entre integrantes da ONU, da União Europeia, intergovernamentais ou não governamentais), diversas Cortes Internacionais e um número similar de grandes empresas internacionais atuantes em negócios internacionais e Direito, além de uma ampla gama de associações e fundações internacionalmente orientadas.
Na programação, foram incluídos encontros e conversas com Dr. Antônio Augusto Cançado Trindade, Juiz brasileiro atuante na Corte Internacional de Justiça; Mr. Xavier-Jean Keïta, advogado internacional e chefe do Conselho Público de Defesa do Tribunal Penal Internacional; Dr. Christophe Bernasconi, Secretário-Geral da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado; Fabiana Arazini Garcia Kanadoglu e Pablo Perez Sampedro Romero, Diplomatas brasileiros lotados na Embaixada Brasileira na Haia, juntamente com a Oficial de Chancelaria Luciana Belmok; Gabriel Bernert Ribas, profissional brasileiro atuante nas Cortes Internacionais na Haia; Dr. Ian Grosner, Procurador Federal lotado junto à ANAC, atualmente cursando seu Mestrado na Leiden University; e Dr. Woulter, Coordenador do Mestrado em Direito Aeroespacial e Direito Aeronáutico da Leiden University.
Além dos encontros com as autoridades, a comitiva fez tours guiados a fim de conhecer o espaço físico das instituições internacionais. Foram visitados a Corte Internacional de Justiça, a Corte Penal Internacional, o Tribunal Especial do Líbano, a Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, a Embaixada do Brasil na Haia, o Tribunal Penal Internacional da ONU para a antiga Iugoslávia e a Leiden University. Ainda, o grupo teve o privilégio de estar presente no Tribunal Penal Internacional da ONU para a antiga Iugoslávia no momento em que o Tribunal proferira a última decisão de 1º grau do seu último caso (caso Ratko Mladi?), em 22/11/2017, encaminhando-se, agora, para o encerramento oficial de suas atividades, que culminará na extinção da instituição.
A viagem foi organizada e ocorreu sob a orientação da advogada Letícia Borges Thomas, egressa do Curso de Direito da ULBRA Torres, que cursou o Mestrado Avançado em Direito Internacional na Leiden University, onde recebeu bolsa de excelência (Leiden Excellence Scholarship), e que trabalhou no Tribunal Penal Internacional, frequentando constantemente as instituições internacionais da Haia durante o período de estudo e trabalho na Europa.
Também participaram da visita o Professor Alexandre da Silva Quartiero, coordenador do Curso de Direito da ULBRA/Torres e coorganizador do V Ciclo de Pesquisa e Conferências; o Professor Sérgio Abreu, integrante do corpo docente da ULBRA Torres; o advogado César Augusto Grazziotin, egresso do curso e que também é aluno da Pós-Graduação em Direito da ULBRA-Torres e acadêmicos do curso de Direito da ULBRA Torres.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes