Qualidade de Ensino na prática
Egressa de CST em Design de Moda selecionada em concurso nacional
Projeto está classificado entre os 10 melhores do país em Moda Inclusiva
A egressa do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda da ULBRA Torres, Patrícia Albino, teve seu projeto classificado entre os 10 melhores do país no 5º Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva. Agora a Designer apresentará sua coleção em 24 de novembro no evento, que neste ano será realizado em Florianópolis (SC).
Esta é a segunda vez que uma egressa da ULBRA Torres é classificada para a competição nacional. A primeira vez foi com a Designer Samara Baltazar, formada em 2015, que tratou de roupas focadas nas necessidades de cadeirantes.
A comissão organizadora do concurso em 2017 publicou os nomes das selecionadas, e informou os 10 melhores projetos, destacando que a alta qualidade e funcionalidade para as pessoas com deficiência dificultaram muito a escolha dos selecionados, elevando ainda mais o valor dos projetos classificados para apresentarem suas coleções em Florianópolis.
O projeto de Patrícia Albino foi orientado pela professora da ULBRA Torres, Bruna Evaldt, e trouxe a temática das mulheres que passaram pelo processo de realização de mastectomia. As roupas desenhadas e confeccionadas por Patrícia oferecem maior conforte e possibilitam que mulheres que sofreram com o câncer de mama usem roupas de banho.
"Ao iniciar meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pensei em diversas temáticas que poderia realizar, mas algo me dizia que eu deveria fazer diferente, que eu deveria me aprofundar no público-alvo escolhido. Foi então que eu comecei a refletir sobre pessoas com deficiência, o quanto são escassos seus vestuários. Escolhi então realizar meu trabalho com público-alvo em mulheres com câncer de mama, pois necessita de atenção no mundo da moda. São mulheres que também gostam de se cuidar, de se vestir bem, de se sentir bem. O receio com sua imagem corporal, sua autoestima baixa é muito preocupante. Pensando nestas mulheres e ouvindo algumas delas, percebi a necessidade de trazer para seus vestuários algo que as façam se sentir bem, linda e tranquila. Elas podem sim ir à praia com a família ou amigos, usar biquíni, se sentir bem e feliz. Participar deste trabalho foi muito importante para mim como acadêmica, quanto como pessoa, pensar e refletir nestas mulheres, ter empatia e poder ajuda-las foi a maior recompensa que pude ter. A moda inclusiva precisa de mais atenção no mundo dos designers, as pessoas portadoras de deficiências precisam de mais atenção, precisam de compreensão e empatia em qualquer local ou situação que estiverem", afirmou Patricia Albino.
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda é uma das 33 opções de cursos de Graduação que a ULBRA Torres oferece. Para saber mais acesse www.ulbra.br/vestibular/torres. Ou visite o Campus localizado na Rua Universitária, 1.900, no bairro Parque do Balonismo, em Torres. O telefone para contato é 51 3626 2000.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes