Avaliação do MEC
Pós-graduação da Ulbra atinge novo grau de excelência
PPGECIM e PPG em Odontologia receberam nota 5 do Ministério da Educação
Dois programas de pós-graduação da Ulbra Canoas atingiram um novo nível de excelência na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desenvolvido ao longo de quatro anos, o levantamento analisou a qualidade de mais de 4.175 cursos de mestrado e doutorado acadêmico e profissional. As notas, que variam de 1 a 7, são utilizadas como referência para que as agências de fomento nacionais e internacionais possam distribuir bolsas de estudos e de pesquisa.
Na Ulbra, dois PPGs obtiveram conceito cinco na avaliação, o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia. Conforme o pró-reitor acadêmico da Universidade, Pedro Antonio González Hernández, a conquista, até então inédita, representa um crescimento de mais de 40% na nota dos dois cursos. "Esse resultado tem muito peso do papel da academia de docentes e a confiança dos alunos com relação ao trabalho que deve ser realizado por parte do corpo docente e dos gestores desses programas", pontuou Hernández, que celebrou a notícia, uma vitória que, conforme garante, tem um gosto ainda mais especial no ano em que a Universidade Luterana do Brasil completa seus 45 anos. "Os professores estão de parabéns, fazem um trabalho muito sério e profissional, mesmo nos momentos mais difíceis, colocam sempre a qualidade em primeiro lugar", ressaltou o pró-reitor ao saber das boas-novas.
Grau de excelência
Para obter o conceito cinco, um curso de mestrado ou doutorado stricto sensu precisa obter mais de 290 pontos na análise da Capes. O PPGECIM obteve 470 pontos, mais do que o dobro necessário para se alcançar esse grau de excelência. "Fomos os primeiros na nossa área. A maior média para uma nota 5 foi da Ulbra. Isso é o resultado de uma produção intensa, que resultou em três livros, 56 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado em um período de apenas quatro anos", revela Cláudia Oliveira, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática.
Também em clima de festa, o coordenador do PPG em Odontologia, Eduardo Reston, atribui o novo perfil dos mestres e doutores formados pelo programa. "Muitos cursos da nossa área focam no conhecimento técnico e esquecem as habilidades humanas que formam um bom professor. O nosso programa é voltado para a formação docente continuada", ressalta o educador que, neste ano, foi convidado para presidir o próximo Congresso Rio-grandense de Odontologia, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Demais programas mantiveram suas notas, mas já traçam planos para o futuro
Outros dois programas de pós-graduação da Universidade mantiveram suas notas em relação à última edição da avaliação do MEC. O PPG em Biologia Molecular Aplicada à Saúde e o PPG em Educação da Universidade continuam com o conceito quatro, enquanto os Mestrados em Genética e Toxicologia Aplicada e o de Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis, em seu primeiro quadriênio de existência, permaneceram com nota três. A divulgação dos resultados acontece em meio ao processo de planejamento, já visando ao próximo relatório Capes. "Atualmente, os PPGS da Ulbra passam por uma fase de alinhamento acadêmico, que deve durar até 30 de novembro. A partir daí, os cursos começam a traçar estratégias para os próximos quatros anos", explica a diretora de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, Nádia Schröder.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí