Educação
Campus Canoas sedia o 3º Colóquio Ulbra de Extensão, Ensino e Pesquisa
Painel de abertura tratou dos Desafios da Educação Superior no séc. XXI
Mais de 220 acadêmicos e docentes da Ulbra lotaram o auditório B do prédio 14 do campus Canoas, nesta quarta-feira, 21 de junho, durante a cerimônia de abertura do 3º Colóquio de Extensão, Ensino e Pesquisa, evento promovido pela pró-reitoria Acadêmica da Universidade, com o intuito de estimular a troca de conhecimentos entre os estudantes e pesquisadores da Instituição.
Após um ato devocional, proporcionado pelo capelão geral da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), Maximiliano Wolfgramm Silva, o reitor Marcos Fernando Ziemer saudou a todos os presentes e fez uma breve reflexão sobre o papel do teólogo Martinho para o surgimento das práticas didáticas modernas. "Dentro do campo da Educação, a maior preocupação de Lutero era a de que o processo de ensino tivesse significado e expressasse um valor real. Olhando para este evento de hoje, vejo que estamos aqui reunidos para compartilhar momentos ricos e significativos, onde a aprendizagem se completa", avaliou o gestor diante de público composto também por autoridades da Secretária Municipal de Educação de Canoas e da Unidade.
Logo em seguida, Ziemer destacou a importância da extensão universitária dentro do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)da Ulbra. "É através dela que a aprendizagem tange o real e torna-se significativa", enfatizou o docente antes do início da conferência inaugural, ministrada pelo pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández.
Hernández salientou a necessidade de se reafirmar uma identidade para as práticas educacionais contemporâneas, em seu painel intitulado Desafios da Educação no Século XXI. Questionando-se sobre o tipo de universidade que terá lugar em um futuro próximo, o gestor traçou um paralelo entre os diferentes valores e ideais implícitos no conceito de Instituição de Ensino através do tempo.
Ao término de sua exposição, ele apontou a relevância do estudante dentro do processo pedagógico de ensino superior, salientando a necessidade de impactar a sociedade com o conhecimento gerido dentro da academia. "É fundamental que os alunos não atuem apenas como reprodutores do conhecimento, mas que sejam autogestores da informação adquirida em sala de aula ou através da atividade científica ou de extensão", disse o conferencista estimulando os jovens pesquisadores e bolsistas de iniciação científica para quem sua fala era destinada.
Após o pronunciamento, um breve intervalo foi realizado antes do início das apresentações de trabalhos e projetos que tomaram todo o período da tarde. O 3º Colóquio de Extensão, Ensino e Pesquisa, ocorreu concomitantemente ao 3º Encontro de Alunos Extensionistas, 3° Encontro Ulbra de Bolsistas CNPq e FAPERGS e ao 10º Encontro do Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) da Ulbra.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
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