Integração
Ulbra realiza evento para troca de experiência entre alunos
Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino em sua terceira edição
Na quarta-feira, dia 21 de junho, a Ulbra promoverá o 3° Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino. O evento acontece a partir das 10h, no auditório B do prédio 14, no campus Canoas. O tema proposto para esta edição é Desafios na Educação Superior no Século XXI. Após um painel de debates, conduzido pelo pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, os alunos se reunirão em salas temáticas para apresentar e discutir os projetos que eles têm desenvolvido em suas unidades. Durante o colóquio, além do 3° Encontro Ulbra de Bolsistas CNPq e FAPERGS, também ocorrem o 3° Encontro Ulbra de Alunos Extensionistas e o 10° Encontro PIBID Ulbra.
O objetivo é estabelecer o diálogo de integração entre as áreas participantes para que os alunos explorem diferentes formas de construir conhecimento. Segundo o pró-reitor Acadêmico, o evento marca a Ulbra como uma instituição transformadora: "a troca entre o professor e o aluno deve ser mútua, assim, o estudante se torna autogestor do conhecimento".
Segundo o diretor de Extensão Gustavo Becker, o assunto escolhido sempre é a novidade do colóquio, uma vez que esta decisão reorganizará a estrutura e os debates recorrentes do evento. "Os processos de reinventar e refazer são necessários para produzir algo novo. Queremos que os alunos reconheçam o potencial que eles têm de se tornarem agentes transformadores", ressalta Becker.
Para a diretora de Assuntos Comunitários Simone Imperatore o evento estabelece um espaço dialógico para que os alunos de todos os campi gaúchos reflitam sobre as lições aprendidas em interação com populações vulneráveis, empresas, entidades governamentais, terceiro setor, movimentos sociais, entre outros. Ela destaca as diversas temáticas que serão abordadas. "No que se refere aos projetos de Extensão, estarão em pauta assuntos como direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, educação e formação profissional, desenvolvimento regional, qualidade de vida e saúde, acessibilidade, gestão pública, tecnologia, inovação e produção, entre outros, que oportunizarão um dia intenso em reflexões acerca dos resultados obtidos e dos impactos gerados, quer na formação acadêmica, quer na sociedade, quer na própria Universidade", explica.
"O colóquio traz benefícios para os estudantes ao criar um espaço para diálogo, pois ocorre a integração da prática da pesquisa com a tarefa pedagógica do ensino e a tarefa social da extensão provocando, assim, uma reflexão a partir dos resultados. O evento também tem proveito para a Universidade ao ser utilizado como instrumento de análise para os avanços nos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, o que impacta direto na comunidade e no âmbito acadêmico", afirma a diretora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nádia Schröder.
Conforme a diretora Geral de Ensino e Coordenadora Institucional do PIBID Ulbra, Graziela Oyarzabal, a troca mútua de saberes entre alunos possibilita a vivência e reconhecimento do que acontece na Universidade. Esta conversação é importante para que os alunos não só reproduzam o que aprendem, mas também passem a produzir novos conteúdos. A diretora ainda afirma que é relevante os estudantes "levarem adiante e compartilharem com colegas as experiências obtidas no colóquio".
Após o evento, os trabalhos apresentados serão publicados na página do Colóquio. Assim, todos os participantes poderão analisar os projetos, uma vez que as apresentações acontecerão em simultâneo.
Texto: Éverton Barboza
*Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul