Formação Docente
PDI é lançado na Formação Docente Continuada
Suzana Burnier Coelho palestrou sobre os desafios da educação superior
A Ulbra realizou nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Formação Docente Continuada. O encontro contou com diversas atividades no decorrer da tarde e da noite. Entre os eventos, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. A Organização de Uma Nova Proposta Pedagógica: Caminhos e Construções foi a palestra proferida pela especialista no tema, Suzana Lanna Burnier Coelho.
A importância do PDI, que abrangerá o período de 2017 a 2022, foi ressaltada pelo vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth. "Elaborado e desenvolvido de forma inédita, o Plano de Desenvolvimento foi construído de maneira democrática junto à comunidade interna e externa da Instituição. Ele retrata a identidade e a filosofia de trabalho desenvolvido na Universidade." Rieth enalteceu, ainda, a nova Missão da Ulbra - ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, bem como a sua Visão e Valores a serem consolidados até o ano de 2022, como Instituição de excelência acadêmica e administrativa. O novo PDI foi apresentado pela diretora de Legislação e Registros da Ulbra e também presidente da Comissão de Revisão do PDI, Cármen Lúcia Rodrigues.
Durante o evento, tomaram posse os coordenadores eleitos para os programas de pós-graduação stricto sensu: Ivana Grivicich, Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde; Hermes Luis Neubauer de Amorim, Genética e Toxicologia Aplicada; Eduardo Galia Reston, Odontologia; Ester Schmidt Rieder, Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis; Iara Tatiana Bonin, Educação; e Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ensino de Ciências e Matemática.
A palestra proferida pela professora Suzana Lanna Burnier Coelho encerrou o dia de atividades. Aposentada do mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), com pós-doutorado em Educação Profissional pela Universidad Complutense de Madrid, Suzana coordenou a reestruturação curricular dos cursos de Engenharia e a implantação de cinco novas graduações no CEFET. Durante a palestra A Organização de Uma Nova Proposta Pedagógica: Caminhos e Construções, a professora compartilhou experiências vivenciadas na coordenação do CEFET, abordou quais os desafios que serão apresentados aos professores da educação superior, discorreu sobre a reestruturação curricular e como ela pode garantir maior eficiência na formação dos acadêmicos.
Estiveram presentes no evento o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand; o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández; o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, além de coordenadores de Ensino, de Extensão, de Pesquisa e dos cursos de graduação, diretores de unidades da Ulbra no RS e professores da Instituição.
Visão da Ulbra não é um slogan, deve ser cumprida, diz pró-reitor Acadêmico
No período da tarde, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández preparou um público de professores sobre o conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Entre os assuntos abordados com detalhes, falou sobre o eixo 3, que são as políticas acadêmicas, de extensão, pesquisa e ensino. Avaliação da Aprendizagem e Educação Continuada também foram temas tratados no encontro, no auditório do prédio 11 do campus Canoas.
Hernández explicou aos presentes que as matrizes curriculares serão estruturadas por eixos temáticos. "A visão da Ulbra, publicada no PDI, não é um slogan, é um trabalho sério que teremos pela frente para cumprir o que foi determinado no documento", alertou o pró-reitor. "A Ulbra irá buscar fora dos seus muros a realidade da comunidade e o resultado deste estudo será a base do ensino. Estamos construindo uma aprendizagem significativa e transformadora, onde os alunos serão autogestores do conhecimento e o professor, um orientador", explicou Hernández.
Ao tratar do Plano Nacional de Educação 2014-2024, a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Brum Imperatore, explicou o eixo norteador do conceito de extensão, que baliza todo o processo e relacionou os impactos do processo de curricularização: "transformação social, indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, interação dialógica e, também, o impacto na formação discente", citou Simone.
André Bresolin
Jornalista MTb - 18.183
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
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