Oportunidade
Inicia as aulas do Go Code Blocks na ULBRA Torres
Alunos do Ensino Médio aprenderão programação e desenvolvimentos de App
A ULBRA Torres, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), lançaram o Projeto Go Code Blocks. Este projeto é voltado aos estudantes da rede pública de ensino, selecionados entre todos os alunos interessados, na introdução à lógica e à linguagem de programação.
O Go Code Blocks busca capacitar jovens do ensino médio da rede pública de ensino em Lógica, através do uso de uma interface gráfica baseada em blocos que representam os elementos lógicos da programação de forma fácil e intuitiva para criar aplicativos Android. Desta forma, desperta o interesse dos alunos em ter uma carreira profissional na área e Tecnologia da Informação (TI).
A representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Julia Froeder destacou que o projeto aproxima estudantes jovens do meio corporativo. "É uma alegria trazermos este curso pela primeira vez para Torres. Ele nasceu em Porto Alegre para introduzir os jovens no mercado corporativo. Agradeço o empenho da Universidade, dos parceiros e dos voluntários. Sem a união de todos, não teríamos esta oportunidade", finalizou.
A coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na ULBRA Torres, professora Adriana Bueno, agradeceu a oportunidade para a realização do curso. "Este é um momento ímpar em nossa trajetória, e agradeço a todos os envolvidos no Go Code, sejam patrocinadores, voluntários, alunos e familiares, além dos professores da Universidade que aceitaram o desafio. Este curso auxiliará no desenvolvimento de nossa região, gerando novos profissionais de TI, que é uma área que não pára de crescer mesmo no período de crise que vivemos".
A Diretora Geral da ULBRA Torres, professora Débora Borges Thomas, manifestou a alegria desta primeira parceria entre a ULBRA e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. "Tenho certeza de que este será o primeiro de muitos outros projetos que virão. A Universidade sente-se honrada em fazer parte da transformação da vida destes jovens. Hoje, a ULBRA Torres está oportunizando aos 21 alunos selecionados uma qualificação para o mercado de trabalho, capacitação em programação e empreendedorismo, além de ensiná-los a dominar ferramentas e criar produtos que desenvolverão suas competências cognitivas e socioemocionais, consideradas essenciais para o pensamento computacional do século 21. A ULBRA Torres é a terceira Universidade a aderir ao Go Code e em breve, estes alunos estarão estudando em nossa Universidade e se preparando para enfrentar o mercado de trabalho com um grande diferencial. Agradeço a parceria de cada um dos apoiadores e aos professores voluntários, na realização deste grande e inovador projeto.
Go Code Blocks aborda os conteúdos de Introdução à Lógica e à Linguagem de Programação; Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação. Ao final do curso, como trabalho final, os alunos desenvolverão um aplicativo mobile para Andróid.
O curso Go Code Blocks Torres tem o apoio da Osmar Pinto Imóveis, Reitech Tecnologia, Casa São Paulo Magazine, Portal Torres Hotéis, Rede de Óticas Mercadão dos óculos, Torres Seguros e InfoWorld Tecnologia e Informática.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes