Enade 2016
Ulbra se prepara para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Processo de aprendizagem e desempenho acadêmico serão avaliados
As inscrições para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizadas pelas Instituições de Ensino Superior, começam nesta quarta-feira, 6 de julho. A participação dos estudantes no Exame é obrigatória e a situação de regularidade do aluno deve constar em seu histórico escolar. De acordo com o MEC, a não participação dos acadêmicos selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) impedirá a colação de grau e a emissão do diploma. A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 13h.
Devem participar do Enade: formandos das modalidades de educação presencial e a distância; quem cursa bacharelado com previsão de formatura em julho de 2017 ou que tenha cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do curso até 31 de agosto deste ano; dos cursos Superiores de Tecnologia, quem se forma em dezembro de 2016 ou tenha cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do curso até 31 de agosto. No período de 20 de outubro a 20 de novembro, o estudante selecionado no site do Inep deve preencher o Questionário do Estudante, que é obrigatório, sendo imprescindível para a realização da prova.
Acesse aqui para conhecer o passo a passo do Enade Ulbra 2016
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A avaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), processo de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. Por isso, uma boa nota valoriza o diploma e o conceito do curso de graduação no mercado de trabalho.
O reitor Marcos Fernando Ziemer destaca que a instituição de ensino bem conceituada motiva os alunos a melhorarem cada vez mais. "O conceito do curso valoriza o diploma de quem está se formando e pode auxiliar na hora de obter uma boa colocação em sua área de formação. Além disso, cada vez mais as empresas buscam no mercado um profissional procedente de um curso qualificado, de uma instituição que tem uma boa nota junto ao MEC", pontuou.
Anualmente, o Enade aplica o exame para áreas distintas. Em 2016, serão avaliados os cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Serviço Social, e também Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio, Estética e Cosmética e Gestão Ambiental.
Caren Moraes
Jornalista - MTb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí