Aelbra
Aelbra reconduz dirigentes do ensino superior para a gestão 2016-2019
Ato litúrgico instalou o novo capelão geral da Aelbra
Tomaram posse quarta-feira, 9 de dezembro, em Canoas-RS, os dirigentes das Instituições de Ensino Superior mantidas pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) para a gestão 2016-2019. A solenidade ocorreu na Capela do campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil, com a presença da Assembleia de Associados da mantenedora e do seu Conselho de Administração, assim como convidados da comunidade acadêmica e autoridades em geral. A posse pública reconduziu aos cargos Adriano Chiarani da Silva, reitor do Centro Universitário Luterano de Palmas (TO); Ildo Schlender, reitor do Centro Universitário Luterano de Santarém (PA); Jeferson André Samuelsson, diretor do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (GO); Marcos Fernando Ziemer, reitor da Universidade Luterana do Brasil (RS); Milcíades Alves de Almeida, diretor do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (RO); Valdemar Sjlender, reitor do Centro Universitário Luterano de Manaus (AM); e Valmir Miguel de Souza, reitor do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (RO). Na solenidade também foi realizada a instalação e posse do novo capelão geral da Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva.
Instalação do capelão geral
O presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Egon Kopereck, dirigiu a liturgia que antecedeu a posse dos reitores e diretores e a instalação do novo capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm Silva. Depois de interpretar trecho do livro de Isaías, confrontando a mensagem com o dia a dia e a atualidade, Kopereck referiu-se ao novo capelão geral como o líder de um grupo de capelães, que tem como missão anunciar e levar a todos mensagens de paz, amor e de vida. "Grande é o teu desafio", afirmou. Como presidente da IELB, Egon Kopereck instalou o capelão geral, recomendando que ele seja fiel no cumprimento de seus deveres e cuide bem das pessoas que lhe forem confiadas, tendo como testemunhas o grupo de capelães e os membros da assembleia de associados da Aelbra. Aos reitores e diretores reconduzidos aos cargos, desejou "dedicação para realizar essa tarefa tão nobre, sublime e grandiosa, e que possam servir e se transformar em bênçãos para muitos". A entrega da portaria de nomeação do capelão geral foi realizada pelo presidente da mantenedora, Paulo Augusto Seifert, que também agradeceu a Lucas André Albrecht, em nome da Assembleia de Associados, da comunidade docente, discente e dos funcionários da Aelbra, pelo trabalho virtuoso realizado à frente da Capelania Geral. Sobre as atividades assumidas, concordou que são grandes os compromissos e que buscará zelar por eles com confiança e esperança nos ideais do trabalho pastoral.
A recondução aos cargos de gestão
A entrega das portarias de renomeação dos reitores e diretores das Instituições de Ensino Superior foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Aelbra, Rogério Diolvan Malgarin, reconduzindo oficialmente os nomeados a seus cargos. Malgarin reafirmou o compromisso público da Aelbra de continuar mantendo e promovendo as instituições, que hoje têm mais de 70 mil alunos e 6.400 contratos de trabalho. Lembrou que o trabalho das Unidades da Ulbra influencia diretamente a vida de aproximadamente dois milhões de pessoas. "A responsabilidade dos senhores é grande", destacou. Ao encerrar sua fala o presidente do Conselho lembrou a passagem Bíblica de Mateus 5: 13-14, na qual diz: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo". "Pois eu vos digo, senhores reitores e diretores. Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz da Ulbra. Boa sorte e uma boa gestão."
O luteranismo e a educação
Representando a área acadêmica da Instituição, o vice-reitor da Ulbra RS, Ricardo Willy Rieth, propôs a reflexão sobre a herança da Reforma Luterana proclamada no século XXI. Destacou a renovação da confissão da mantenedora em continuar a desenvolvendo sua obra educacional, impulsionada por seus princípios e valores. "Nossa mantenedora chama-se Associação Educacional Luterana do Brasil. Leva o nome Luterana. Nome de movimento religioso. Com esse nome, a mantenedora faz a confissão de um vínculo com um movimento de 500 anos, que surgiu na Europa, mas está irradiado no mundo. Desejo muito sucesso aos reitores e diretores neste desafio que se renova", concluiu.
A autonomia de gestão das mantidas
O diretor executivo da Aelbra, Romeu Forneck, agradeceu a presença da comunidade acadêmica e das autoridades convidadas à solenidade. Ressaltou a contribuição de cada um, bem como de inúmeras outras pessoas, no trabalho que é realizado na rede de instituições ligadas à mantenedora. Citou a opção estratégica da entidade em promover o desenvolvimento social, potencializando os melhores contextos e demandas das regiões onde está inserida, e aprendendo com isto. "As Instituições de Ensino Superior mantidas continuam aprimorando a entrega dos seus serviços, reaplicando os recursos oriundos das próprias comunidades para viabilizar suas operações e, assim, promover o bem comum a todos." Forneck destacou que há o empenho total para surpreender positivamente e encantar os alunos das mantidas, promovendo o seu bem-estar. Sobre a autonomia na gestão administrativa das unidades localizadas no Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil, o diretor executivo ressaltou que foi construído um caminho de confiança a ser continuado na próxima gestão.
Compromisso da Mantenedora
Em seu pronunciamento, o presidente Rogério Malgarin reafirmou o propósito de compromisso do Conselho de Administração da Aelbra, juntamente com a Assembleia de Sócios e a Diretoria Executiva, de conduzirem a mantença as IES seguindo seus objetivos estatutários e estratégicos, que reafirmam a crença luterana no papel da educação para a evolução do homem e a sociedade.
Ousar saber
Paulo Augusto Seifert mencionou a tradição da atividade educacional da mantenedora, reconhecida pelo Estado e iniciada como Comunidade Evangélica Luterana São Paulo há mais de 90 anos, dos quais mais de 40 no ensino superior. Disse que o conhecimento não é oposto à fé e nem a destrói. "Comparo a tradição luterana pela educação com o lema filosófico 'Sapera Aude' -- Ouso Saber. Nós, luteranos, ousamos saber porque não temos medo do conhecimento e estamos dispostos a continuar neste caminho." Desejou aos gestores reempossados as habilidades para aprenderem com os outros, para conduzir as suas comunidades de aprendizagem com harmonia. Ao capelão geral, como representante da fé, convidou para auxiliar os reitores e diretores no seu trabalho.
Metas para a nova gestão
Após seis anos à frente da Reitoria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), para o reitor Marcos Fernando Ziemer, a recondução ao cargo expressa o voto de confiança do Conselho de Administração da mantenedora na proposta de trabalho e projeto que vem sendo construído com a colaboração de muitas pessoas, desde abril de 2009. Ziemer ressalta que, "quando assumimos a Universidade, toda a comunidade acadêmica se deu as mãos diante de um quadro delicado. Iniciamos o processo de elaboração de um plano para promover a reorganização institucional e definimos o foco de atuação exclusivamente no ensino. Conduzimos a Universidade baseados nos valores e princípios do comprometimento, da transparência, do diálogo, da ética e da confiança mútua, tendo como lastro a nossa confessionalidade cristã luterana".
O reitor Ziemer lembra que, hoje, as avaliações do Ministério da Educação comprovam a qualidade do ensino na Instituição. "Esse caminho vem sendo trilhado junto com a mantenedora, a sociedade organizada, os poderes constituídos e consultorias, além de muitas pessoas direta e indiretamente, de forma abnegada e incondicional", recorda. Dentre as metas para a próxima gestão, Ziemer cita a continuidade na busca pela excelência no ensino ministrado nas Unidades de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres; a implementação do planejamento estratégico; e o fortalecimento dos vínculos com as comunidades.
Capelão
Diante dos desafios da Capelania Geral da Aelbra, na gestão que exercerá de 2016 a 2019, o novo capelão geral, reverendo Maximiliano Wolfgramm Silva, destacou que o serviço de capelania está diretamente ligado ao caráter confessional da entidade. "A Aelbra e as mantidas têm uma identidade, que é parte do que ela é e do que faz cotidianamente. Nosso papel é o de prestar suporte e apoio para que, juntos, possamos fortalecer o compromisso social das Instituições de Ensino Superior mantidas para com o ser humano no seu desenvolvimento pleno. Quando se fortalece a identidade, o trabalho com certeza se torna muito mais concreto e solidificado", garante Maximiliano.
"Assumir o cargo é um desafio tremendo, segundo Maximiliano. Sabemos que podemos contar com o apoio de todos os colegas de trabalho, diretores e equipes que atuam junto à Instituição. Mas, acima de tudo, sabemos que podemos contar com a condução de Deus", concluiu.
Confira aqui o álbum de fotos do Flickr.
Aqui você confere a reportagem da Ulbra TV sobre a posse pública.
Tags
Notícias relacionadas
-
25
AGODireito Semana do MP na Ulbra Torres comemora sucesso com temas jurídicos -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações -
20
JUNCORIG Ulbra estará presente no 23º Congresso Odontológico Rio-Grandense
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024