Saúde Vocal no Ensino
Oficina de saúde vocal para professores
Atividade voltada aos docentes é gratuita e está com inscrições abertas
A voz é o instrumento de trabalho dos professores. E foi pensando na saúde vocal e na manutenção da qualidade de vida dos docentes da Ulbra que a diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários promoverá a oficina Saúde Vocal no Ensino. A atividade é gratuita e inicialmente será oferecida para os docentes do campus Canoas. O professor poderá escolher uma entre quatro opções de datas para realizar a oficina. Nos dias 29 de setembro e 6 de outubro a atividade acontece das 18h às 18h40min, e nos dias 30 de setembro e 7 de outubro, das 13h às 13h40min. Independente da escolha, a oficina será na sala 40 do prédio 6. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail ensino.canoas@ulbra.br, com cópia para secensino.canoas@ulbra.br e elizete.aguiar@ulbra.br. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3477.9151.
As oficinas serão ministradas pela fonoaudióloga Simone Barcellos Teixeira, uma das idealizadoras do projeto. Segundo ela, o objetivo é passar dicas e práticas saudáveis aos professores, no intuito de prevenir futuros problemas com a voz e garantir a qualidade de vida. "As oficinas terão atividades estratégicas, práticas e rápidas de como cuidar da voz. A ideia é que os professores incorporem estas dicas na sua rotina, fazendo cinco minutos de exercícios pela manhã e mais cinco ao final da jornada de trabalho, o que contribui muito para a manutenção da voz", explica.
Simone destaca ainda que será feito um monitoramento da saúde da voz destes profissionais. Em caso de algum docente já apresentar dificuldades ou danos na voz, este será orientado e receberá o encaminhamento necessário. O Diretor de Extensão, Gustavo Becker, destaca que o principal objetivo do projeto é proporcionar qualidade de vida aos docentes, já que, no desempenho de suas funções, eles acabam tendo um desgaste natural da voz. "Queremos que através dos exercícios rápidos que serão ensinados nas oficinas, os professores possam chegar bem ao trabalho e sair bem dele", projeta. Segundo Becker, a ideia é expandir as oficinas para as unidades de todo estado. Para tanto, está sendo produzido pelo Polo EAD da Ulbra um vídeo com as dicas de exercícios para ser disponibilizado através da plataforma interna da Universidade.
Atividade piloto passou dicas de cuidados com a voz
Professoras do curso de Estética da Ulbra Canoas participaram na quarta-feira, 23, da oficina piloto do projeto Saúde Vocal no Ensino. Na atividade, as docentes receberam orientações para a realização de exercícios diários, que auxiliam na prevenção de problemas e na manutenção da voz, principal instrumento de trabalho dos professores. Também foram repassadas dicas que ajudam a manter a voz saudável, como beber água e comer maçã.
Renata Vinholes Oliveira dá aulas há quatro anos e já sente o desgaste de sua voz. "Sou muito falante e admito que não cuido da minha voz. Por isso achei muito boa esta iniciativa que vai me ensinar a cuidar dela." A iniciativa também foi bem recebida pela professora Priscila Batista Pail. Segundo ela, as oficinas auxiliarão os professores a cuidarem de sua saúde. "Hoje não cuido da minha voz, mas com certeza passarei a cuidar", garante.
Laira Souza
Jornalista - Mtb 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
25
AGODireito Semana do MP na Ulbra Torres comemora sucesso com temas jurídicos -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações -
20
JUNCORIG Ulbra estará presente no 23º Congresso Odontológico Rio-Grandense
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes