Arquitetura e Urbanismo
Projeto da ULBRA Torres focado na Arquitetura Bioclimática
Acadêmicos participarão da IX Bienal José Miguel Aroztegui
Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, sob a orientação da professora Carolina Eloisa Jochims, participarão de um concurso na IX Bienal José Miguel Aroztegui, em que apresentarão um projeto de Arquitetura Bioclimática para estudantes de graduação de universidades brasileiras e latino-americanas.
O concurso integra as atividades do Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC/ELACAC), que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro de 2015, na cidade de Campinas/SP. O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho de Conforto Ambiental de Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), abre espaço para a apresentação de pesquisas e discussões sobre conforto térmico, iluminação natural e artificial, acústica arquitetônica e urbana, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós-ocupação, e se configura como principal fórum brasileiro, e um dos mais importantes da América Latina, em sua área de abrangência.
Com o objetivo de promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, o concurso visa otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis. Segundo os organizadores, a Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Suas principais características são a adequação do espaço construído ao meio climático e às necessidades humanas; a racionalização do consumo de energia; e o conforto ambiental proporcionado pelo uso otimizado de recursos renováveis.
A equipe da ULBRA Torres é composta pelos estudantes Gieltom Luiz Pereira, Guilherme de Oliveira Neto, Guilherme Thomé, João Elizandro Silva Santos, Patrícia Campos e Wagner Medeiros e, além da supervisão da professora Carolina Eloísa Jochims, responsável pela disciplina de Conforto Ambiental na instituição, contou também com a orientação do professor Moisés Vitoreti, responsável pelas disciplinas de Sistemas Estruturais.
Diante do tema "Abrigos de Emergência", a equipe teve como desafio elaborar um projeto de construções temporárias para a acomodação de desabrigados por motivo de desastres naturais e outras causas como incêndios, desmoronamentos e desocupações de edifícios existentes. Segundo os preceitos da Arquitetura Bioclimática, os espaços devem ser dotados de conforto ambiental para a habitabilidade, ter qualidade, segurança e o mínimo de consumo energético possível.
A duas semanas do prazo para submissão da proposta, o projeto elaborado pela equipe está em fase de finalização, demandando agora esforços finais de representação gráfica. Por ocasião da apresentação ao corpo docente do curso, o grupo recebeu as últimas contribuições para refinamento da proposta, que já surpreende pela qualidade de soluções projetuais.
"Estou orgulhosa dos resultados até aqui, parabenizo a equipe e agradeço pela iniciativa, o empenho e a dedicação que, certamente, coroam de forma muito significativa os esforços de qualificação do curso, especialmente na área de Conforto Ambiental, expressos pela materialização, há cerca de dois anos, do LABCON - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética em nosso campus. Estamos na torcida, juntamente com todos os professores e demais alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres. Desejo ainda mais sucesso na empreitada", destacou a professora Thaís Mena Barreto, que coordena o curso na Instituição.
Para saber mais sobre o evento e o concurso, acesse:
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
14
NOVFeira das Profissões 2024 Feira das Profissões Ulbra Torres recebe mais de 1300 visitantes -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes