Campanha Nacional
Universidade apoia Justiça pela Paz em Casa
Ulbra integra esforços para combater a violência doméstica
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está engajada na Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Supremo Tribunal de Justiça Federal realizada em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O lançamento da campanha ocorreu na segunda-feira, 3 de agosto, organizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília, contando com a presença da ministra Cármen Lúcia, do STF, mentora e idealizadora da campanha de âmbito nacional, e do reitor Wolmir Amado, presidente do Conselho, e demais autoridades do poder judiciário.
"O que nós estamos trabalhando, desde o final do ano passado, é no sentido de unificar esforços para começarmos a discutir e tornar eficazes a Constituição e as leis, com o objetivo de promover a paz em casa", destacou a ministra Cármen Lúcia durante palestra. Foi realizada a assinatura do Protocolo de Compromisso entre o CRUB, entidades representativas dos segmentos e a vice-presidente do STF. Na ocasião, foi entregue um documento preliminar com as ações que vem sendo desenvolvidas pelas instituições associadas ao Conselho de Reitores no tocante ao combate à violência doméstica e busca da paz social. O objetivo é levar a campanha Justiça pela Paz em Casa para diferentes espaços na luta contra a violência doméstica.
Todos os Tribunais de Justiça do país participarão da campanha, contando com o apoio de Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do Brasil. Nessa semana de 3 a 7 de agosto, também será realizado um esforço conjunto para o julgamento de processos relativos à violência contra a mulher, e, não por coincidência, comemora-se o sancionamento da Lei Maria da Penha, marco no combate à violência doméstica contra a mulher no Brasil, que completará nove anos de existência, no dia 7. Ainda na semana serão promovidas várias ações para fomentar a paz social, começando pela de pacificação nos lares, com o apoio da Ulbra e demais universidades brasileiras.
No dia 30 de junho, o reitor da Ulbra Marcos Fernando Ziemer participou, juntamente com outros membros do CRUB, em Brasília, da assinatura do Protocolo de Compromisso com a Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa. A partir dali, a Ulbra colocou à disposição da parceria um rol de projetos comunitários alusivos ao tema da violência, desenvolvidos nas diversas unidades de ensino superior.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul