ULBRA 2014
Caravana ULBRA 2014 chega até Guaíba e Santa Maria
Debate abordou as oportunidades que a Copa do Mundo trará
O Comitê ULBRA 2014 realizou duas caravanas para debater as oportunidades que a Copa do Mundo trará para as comunidades em que a Universidade está inserida. As cidades escolhidas para receber os eventos no mês de dezembro foram Guaíba e Santa Maria.
Na última quinta-feira, 1º.12, foi a vez da ULBRA Guaíba sediar o evento A Copa do Mundo é Nossa, reunindo autoridades e lideranças locais. O encontro serviu para que a Universidade mostrasse todos os projetos e atividades já realizados pela ULBRA em diferentes cidades e estados. Os representantes da Prefeitura de Guaíba aproveitaram a região para prestar contas às lideranças presentes sobre os encaminhamentos relacionados ao Turismo, Esporte, Lazer, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Social para o município e região.
Já em Santa Maria, os membros do Comitê ULBRA 2014 participaram de três eventos relacionados à Copa do Mundo.
O primeiro deles foi uma reunião almoço com o Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria, que reuniu diversos empresários e representantes do poder público. Na ocasião, o pró-reitor de Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth, que também preside o Comitê ULBRA 2014, salientou o papel da Universidade na qualificação da mão de obra à Copa e para os anos seguintes. “O que tenho de dizer é que todos devem aproveitar a realização deste megaevento para qualificar seu corpo funcional. Teremos milhares de turistas passando pelo nosso Estado para assistir os jogos e conhecerem diferentes regiões do Rio Grande do Sul, mas para isso é preciso estar preparado”, comentou.
Durante a tarde o pró-reitor Rieth, acompanhado pelo diretor da ULBRA Guaíba, Eloí Flores, e do jornalista Gabriel de Mello, ambos membros do Comitê, foram recebidos no campus da Universidade em Santa Maria para um bate-papo com os acadêmicos. Flores alertou para a importância dos estudantes se apropriarem da Copa do Mundo de 2014. “Não podemos fechar os olhos para os pontos negativos, precisamos fiscalizar e apontar os erros. O mais importante agora é agarrar as oportunidades que um evento desta envergadura pode trazer para toda a região. O sucesso da Copa depende do engajamento de cada um de nós, a Copa do Mundo é Nossa, precisamos entender isto”, finalizou.
O evento A Copa do Mundo é Nossa em Santa Maria reuniu autoridades, lideranças locais e acadêmicos para debater o que a cidade e a região podem ganhar com a realização da Copa no Brasil. Para debater foi convidado o professor de Educação Física da UFSM, Matheus Saldanha Filho; o jornalista Darci Filho, que esteve presente em coberturas de quatro Copas; Eroni Paniz, secretário de Esporte do Município; além de Ricardo Rieth. O evento contou com a mediação de Diego de Gregori, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.
O pró-reitor Rieth avaliou como positiva a visita aos dois municípios. “Nas duas cidades tivemos debates muito importantes e com pessoas que pensam no crescimento de suas regiões. Nosso objetivo era despertar as pessoas para que elas identifiquem quais serão as oportunidades que cada cidade criará para obter ganhos com a Copa. Para nossos alunos será uma grande oportunidade de acrescentar em seus currículos a experiência de um megaevento internacional, sem ter o custo de uma viagem até outro país. Todos devem agarrar estas oportunidades para crescer e desenvolver individual e coletivamente”, declarou.
A Caravana do Comitê ULBRA 2014 já passou por Canoas, Carazinho, Guaíba e Santa Maria. As outras Unidades da ULBRA receberão no próximo ano a visita dos membros do comitê para debates e oportunidades.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí