Cultura
Concerto Erudito na ULBRA Torres
Orquestra de Câmara da ULBRA realizará espetáculo em Torres
A ULBRA Torres apresenta O Concerto Erudito com a Orquestra de Câmara da ULBRA, sob a regência do maestro Tiago Flores. O espetáculo será realizado no Centro de Eventos da ULBRA Torres, na quarta-feira (27/05), às 19h30.
A Orquestra de Câmara da ULBRA foi criada em julho de 1996, com o intuito de somar-se às iniciativas da Universidade nas áreas da Cultura e dos programas comunitários. Desde então, a Orquestra desenvolve vários projetos: Concertos da Temporada, Música nos Campi e apresentações em eventos culturais. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores Orquestras de Câmara do Brasil.
Na série Concertos da Temporada, realizados mensalmente, a Orquestra já contou com a participação de solistas de renome internacional como o contrabaixista Michinori Bunya (Alemanha/Japão), o flautista Felix Renggli (Suíça), o clarinetista Gary Dranch (EUA), o trompetista André Henry (França), o violinista Lavard Skou-Larsen (Áustria), os violonistas Eduardo Castañera e Daniel Wolff, o violoncelista Romain Garrioud (França), o oboísta Luis Carlos Justi(RJ), o pianista Ney Fialkow e o violinista Cármelo de los Santos, pianista Alexandre Dossin (Brasil/EUA), o violinista François Sochard (França), o compositor e instrumentista Egberto Gismonti (Brasil), o contra-tenor Paulo Mestre (Brasil), os cravistas Marcelo Fagerlande, Rosana Lanzelotte e Marcos Holler (Brasil), dentre outros.
No repertório da Orquestra de Câmara da ULBRA constam as principais obras de música erudita compostas para instrumentos de cordas, abrangendo do período barroco até o contemporâneo. Destacam-se As Quatro Estações de Vivaldi e as Serenatas para Cordas de Tchaikovsky e Dvorák, também as mais importantes obras sacras como Paixão Segundo São João e Oratório de Natal de Bach, O Messias de Haendel e Requiem de Mozart.
Outras vertentes importantes do trabalho deste conjunto são a música latino-americana e a música brasileira, sendo esta motivo de frequente pesquisa e inclusão de novas obras ou lançamento de novos compositores na sua programação. O grupo é responsável pela estreia de diversas peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo. Também é marcante a performance deste conjunto nos tangos de Astor Piazzolla, como Las Cuatro Estaciones Porteñas, Melancólico Buenos Aires e María de Buenos Aires.
No tocante a projetos de diversificação e divulgação da música orquestral, o grupo apresentou-se com Edu Lobo, Nei Lisboa, Renato Borghetti, Neto Fagundes, Vitor Ramil, Kleiton & Kledir, Yamandú Costa , Frank Solari, Nenhum de Nós, Papas da Língua, Hique Gomes, Bebeto Alves, Jerônimo Jardim, Gaúcho da Fronteira, Ernesto Fagundes, Banda Ultramen, Adriana Deffenti e Pedro Veríssimo, além de realizar inúmeras apresentações pelo interior do Rio Grande do Sul. Em março de 2006 seu CD foi premiado com o Troféu Açorianos de melhor interprete de música instrumental.
Maiores informações sobre o Concerto Erudito na ULBRA Torres podem ser obtidas pelo telefone 51 3626 2000 ramal 135, ou no e-mail acs.torres@ulbra.br. O campus é localizado na Rua Universitária, 1900, no bairro Parque do Balonismo, em Torres (RS).
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
JUNArte pela solidariedade Orquestra da Ulbra realiza concerto solidário na Comunidade São Lucas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes