Com recorde de público e vendas 13° Feira do Livro foi um grande sucesso
Um dos cenários mais belos do Rio Grande do Sul, a Prainha foi palco da Feira do Livro de Torres, que encerrou no domingo, (17/11). O evento que este ano contou com oito dias, atraiu aproximadamente 55 mil pessoas, superando o público das outras edições. Outro recorde do evento foram os livros comercializados, 10.178 mil durante a feira, e 6.200 comercializados nas escolas, antes do evento. As escolas e os professores deram um show à parte, realizando apresentações e levando seus educandos para conhecerem os escritores, contabilizando a participação de cinco mil alunos.
A anfitriã deste ano, professora Almonita Gedeon com certeza marcou a todos com sua simpatia, alegria e animação. Ao lado da animadora, a romena Svetlana interpretada por Jamilla Rodrigues, comandaram as 125 atividades de programação.
A prefeita de Torres, Nílvia Pereira comemorou e agradeceu aos colaboradores pelo empenho de fazer da 13° Feira do Livro de Torres este grande sucesso. "A todos que contribuíram para o sucesso da 13° Feira do Livro, meus sinceros agradecimentos e minha gratidão. Aos pais que leem com seus filhos, muito obrigada pela magia que oferecem a eles, e aos que não leem, experimentem! Vale a pena! Gaste um pouco do seu tempo a favor da leitura, isto é gesto de amor!", disse Nílvia.
Muitas novidades fizeram parte da Feira, que este ano teve seu espaço físico dobrado, ganhando mais um palco que homenageia a escritora Jovita Esquina. Outro destaque foi a escolha do nome da mascote da Feira, que por meio de votação passou a se chamar "Bob Livro". A mascote foi escolhida em um concurso promovido entre as escolas estaduais e municipais de Torres. O vencedor foi o livro criado por Luan Roberto Neves, aluno da escola Santa Rita. O agente de cultura e lazer do SESC Torres, e também um dos organizadores do evento, Alexandre Porcatt fala sobre a importância de a Feira possuir uma mascote. "Além de criarmos uma identidade visual temos um personagem referência para o público infantil, que trabalha os três pilares de atuação do evento, sendo eles: a cultura, o turismo e a educação".
Pedro Bandeira, Kalunga, Júlio Emílio Braz, Duda Falcão, Marô Barbieri, Alexandre Brito, Thedy Corrêa, Paula Pimenta, Gustavo Finkler, Christina Dias, Marcelo Spalding, Mônica de Castro, Claudia Tajes e Jorge Luís Martins, são alguns dos escritores que fizeram parte da grande desta da literatura, distribuindo autógrafos falando sobre suas obras.
Oficinas também fizeram parte da programação, como a de esmaltação de unhas, maquiagem, fanzine, grafite, língua estrangeira, entre outras.
A 13° Feira do Livro teve a realização da Prefeitura de Torres, SESC a Força do Sistema Fecomércio e ULBRA Torres, apoio da Superlivros Livraria.
Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Martina Karpowicz
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul