Educação com competitividade, dinamismo e interação
A universidade é uma instituição social de caráter essencialmente pedagógico, com um conjunto de processos e relações que se produzem em seu cotidiano. Conhecedora disso, a comunidade acadêmica da ULBRA Torres adotou um modelo de gestão denominado Tripla Hélice. Essa prática criou uma interação entre três atores: a Universidade, o Mercado e o Governo. Com este modelo, fomenta o diálogo, a inovação e o desenvolvimento econômico e social de Torres e região, privilegiando a participação do aluno neste processo, aproximando à práxis pedagógica, formativa e educativa das demandas objetivas da sociedade.
E não é só isso. Na Unidade, o ambiente mercadológico está sempre em avaliação. Agora, a educação vive um período competitivo, dinâmico e interativo. O que, na visão do diretor-geral do campus, Luis Antônio Longo, requer uma pró-atividade da Instituição, capaz de conquistar e fidelizar seus alunos. É sobre essas ações, voltada para um ensino inovador, que o gestor fala agora. Confira.
Qual é o papel em termos de desenvolvimento e inovação que a ULBRA Torres desempenha na região do Litoral Norte gaúcho?
O papel da ULBRA Torres em termos de desenvolvimento e inovação está intimamente ligado a uma visão empreendedora e holística que planeja, implementa e realiza ações no município e nas regiões de abrangência, utilizando os diversos recursos (desde humanos até a estrutura física) disponíveis na Universidade.
Numa época em que a Universidade é extremamente competitiva, dinâmica e interativa, a adaptação a essa realidade tornou-se cada vez mais uma necessidade para que as instituições de ensino conquistem e fidelizem os seus alunos. Sendo assim, a ULBRA Torres inovou em termos de gestão da Universidade e perfil do egresso, quer em termos de características intrínsecas do próprio produto, que é o ensino, quer na diferenciação pela otimização das oportunidades do mercado de trabalho apresentadas aos alunos, com a implantação do Projeto Coaching. Hoje, já não basta satisfazer, é necessário encantar. Desta forma, o Projeto Coaching abrange várias ações de logística integrada que fideliza os acadêmicos desde os primeiros semestres até a conclusão do curso de graduação, atende plenamente a comunidade interna e externa, respeita e compromete-se com a identidade regional dos munícipios de abrangência e, através de suas inúmeras ações, fortalece o nome da ULBRA como um todo .
O que significa, para a formação do aluno, o diálogo existente com a sociedade nas diversas atividades acadêmicas e sociais existentes?
A Universidade é uma instituição social de caráter essencialmente pedagógico, com um conjunto de processos e relações que se produzem em seu cotidiano. Desta forma, o modelo de gestão implantado na ULBRA Torres, denominado Tripla Hélice, criou uma interação entre três atores: Universidade, Mercado e Governo. Com este modelo, fomenta o diálogo, a inovação e o desenvolvimento econômico e social de Torres e região, privilegiando a participação do aluno neste processo, aproximando à práxis pedagógica, formativa e educativa das demandas objetivas da sociedade.
Aproximadamente, qual é o número de pessoas, considerando professores, alunos, funcionários e fornecedores que estão envolvidos com a rotina da Universidade semanalmente?
A ULBRA Torres tem incorporada às suas rotinas semanais aproximadamente 3 mil pessoas, distribuídas entre os alunos dos cursos de graduação presenciais, alunos dos cursos EAD, alunos dos cursos de Pós-graduação, pacientes das clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem, SAJULBRA, funcionários e fornecedores.
Quantos cursos da ULBRA estão em funcionamento em Torres e região neste ano de 2013?
A ULBRA Torres está com 17 cursos de graduação presenciais ativos. Destes, cinco estão em extinção: CST Hotelaria, Licenciaturas em Matemática, História e Ciências Biológicas e Sistemas de Informação. Como Polo, oferta diversos cursos de graduação na modalidade EAD.
Qual é o lema orientador da ULBRA Torres no seu dia a dia?
O lema orientador da ULBRA Torres, implantado em agosto de 2009, é o compromisso com um ensino de qualidade através de uma proposta de Educação Disruptiva, ou seja, inovar por meio de práticas que propiciem mudanças na Universidade e que sejam capazes de aproximá-la, cada vez mais, das novas necessidades do mercado de trabalho. Temos que trabalhar as habilidades e competências de nossos alunos para inseri-los neste mundo globalizado e altamente competitivo onde a inovação já é uma imposição.
Texto de Elaine Barcelos - ACS ULBRA Canoas
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul