Alunos da ULBRA Torres visitam cervejarias de Blumenau
Futuros administradores conheceram os processos de produção e oportunidades com a organização turística
A turma de Administração da ULBRA Torres realizou uma viagem de estudos para conhecer a cidade de Blumenau e a região do Vale Europeu, reconhecida como um grande polo de produção de cervejas artesanais em Santa Catarina. Esta viagem, que foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro, faz parte das atividades de coaching, desenvolvidas para ampliar o conhecimento dos alunos na área de empreendedorismo.
A turma foi composta por 19 estudantes, acompanhada do coordenador do curso em Torres, Paulo Abdala, e do professor Lauro Mattos; do coordenador de Administração da ULBRA em Porto Alegre, Eduardo Basso Júnior. Com o mercado em crescimento, a cerveja artesanal possui preço mais alto do que as tradicionais cervejas industrializadas, refletindo o aumento de renda do povo brasileiro. A região de Blumenau potencializou o turismo através da rota das cervejarias, motivada por investimentos e incentivos estaduais.
A primeira parada da turma foi no glaspark, que é uma fábrica de vidros artesanais, feito no estilo dos vidros de Murano, na Itália. "O processo de fabricação, o qual pudemos acompanhar enquanto recebíamos explicações de um dos mestres, é praticamente o mesmo de séculos atrás, sendo, sobretudo, uma forma de arte. O que ficou marcante, desde o início da viagem, foi a organização do turismo na região, sendo que a fábrica, além de contar com uma estrutura para receber o turista, tem uma loja completa", destacou Paulo Abdala.
A segunda visita realizada foi no museu da Hering. Foi possível conhecer toda a história da empresa secular durante a visita guiada no museu interativo. Após o descanso no hotel, a turma partiu para conhecer três cervejarias. Na primeira, a Schornstein em Pomerode, os acadêmicos tiveram a oportunidade de serem recebidos pelo mestre cervejeiro, que explicou todo o processo de fabricação desde o seu princípio. Também foi narrado o desenvolvimento da empresa e da marca, hoje reconhecida como uma das melhores cervejas da região. Outro ponto que chamou atenção dos participantes foi o local em que a cervejaria está instalada, em um bar decorado com motivos da Alemanha, tocando música típica e com cardápio tradicional. Visitou-se ainda uma cervejaria em Blumenau e a Das Bier, localizada em Gaspar. O destaque na última fica por conta do ambiente com um deck com vista para um grande vale verde.
Já no domingo, antes de regressar a Torres, a turma realizou um city tour por Blumenau. "É uma bela cidade que sobrevive a grandes enchentes praticamente anuais, ancorada na sua experiência e em um plano de gestão de crises muito bem desenvolvido. Esta viagem foi realmente muito proveitosa para todos", destacou Abdala. De acordo com o aluno Gustavo Pompeu, a viagem serviu para trazer muitas ideias novas sobre como explorar o turismo e os serviços com qualidade. Outros alunos estão projetando fundar suas próprias marcas de cerveja, que é uma tendência nacional ainda tímida na região do litoral norte. Para Cassio Witt, impressionou a organização e a limpeza da cultura de trabalho alemã.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado
Últimas notícias
-
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior