ULBRA Torres lança INCUBADORA TECNOLÓGICA no campus
A ULBRA Torres lançou, na última segunda-feira (27.08), o edital para a seleção de empresas e projetos para a ULBRATECH Torres, incubadora tecnológica que será instalada no campus. A cerimônia de lançamento do edital aconteceu antes da aula inaugural da graduação, que teve como convidado palestrante o professor e empresário Newton Braga Rosa, ex-vereador e ex-secretário do Inovapoa - Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, falando sobre inovação e perfil profissional empreendedor.
A ULBRATECH Torres integra a Rede ULBRA de Inovação, uma proposta ambiciosa que congrega incubadoras e parques tecnológicos das 15 unidades da Universidade espalhadas pelo Brasil.
Estiveram presentes no evento o diretor do campus ULBRA Torres, Luis Antônio Longo; a coordenadora de Ensino da unidade, Débora Thomas; o diretor de Inovação da ULBRA, Márcio Machado; o coordenador do curso de Administração e Gestor da ULBRATECH Torres, Paulo Abdala; demais coordenadores de curso e alunos da graduação.
O diretor Luis Antônio Longo destacou, em seu pronunciamento, que a ULBRA Torres quer que seus alunos não enxerguem a Instituição apenas como o local onde encontraram-se em termos de carreira, mas sim onde podem começar a gerar seus próprios negócios. "Entendemos que a Universidade deve formar grandes empreendedores, pessoas capazes de repensar e desenvolver a região. Todo nosso empenho é para que nossos alunos e egressos tenham a capacidade de gerar negócios a partir da percepção e dos conhecimentos adquiridos aqui". O diretor ressaltou ainda que a ULBRATECH Torres surge como o espaço para o empreendedorismo e a inovação dentro do campus, em todas as áreas do conhecimento, pois o propósito é constituir um pólo multisetorial.
O diretor de Inovação da ULBRA, Márcio Machado, enfatizou que o ULBRATECH beneficia tanto a Universidade quanto a comunidade. "Para os estudantes, é fonte de emprego e renda, assim como uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos trabalhados em aula. Já para a Universidade, funciona como meio de captação de idéias, com a intenção de incentivar talentos e, para as empresas, serve como forma de acesso a projetos e pesquisadores de ponta para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores". Márcio apresentou o processo e os critérios para a incubação, destacando que os empreendedores encontrarão na ULBRATECH um ambiente subsidiado e monitorado por professores e técnicos, especialmente preparado para que as empresas ganhem solidez e destaquem-se no mercado.
Os empreendimentos e projetos a serem instalados na ULBRATECH Torres serão selecionados a partir da avaliação dos planos de negócios, nas modalidades: Incubação Interna (oito vagas), em que o interessado se instalará fisicamente no campus e utilizará a infraestrutura e os serviços oferecidos; Incubação Externa (quatro vagas), caso em que não se instalará fisicamente no local destinado à Incubadora, e sim em endereço próprio, mas utilizará todos os serviços oferecidos; e Pré-incubação (oito vagas), fase inicial na qual o interessado desenvolverá o projeto (plano de negócios) do seu empreendimento visando preparar-se para o ingresso na Incubadora, e durante este período utilizará somente os serviços oferecidos.
As propostas de incubação e pré-incubação podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas. O público alvo do projeto são startups, empresas nascentes e idéias de professores, alunos e pessoas da comunidade. Interessados devem ler atentamente o edital de seleção, que está disponível no site da ULBRA Torres (www.ulbratorres.com.br). O prazo final para inscrições e entrega da documentação é o dia 24.09.
Palestra estimula alunos a empreender
Conhecimentos, habilidades, atitudes e perfil empreendedor fazem o profissional do futuro no mundo coorporativo e empresarial. Esta foi a perspectiva abordada por Newton Braga Rosa durante a palestra ministrada na aula inaugural da ULBRA Torres, que contou com a presença de mais de 800 pessoas.
Segundo o professor e empresário, cada vez mais as empresas buscam profissionais multidisciplinares, capazes de enfrentar com entusiasmo, auto-motivação e empreendedorismo os desafios impostos pelo mercado. "Muitos perguntam o que fazer para ampliar suas oportunidades profissionais e a competitividade das empresas onde estão inseridos. A resposta é que já não basta uma boa formação técnica. Empresas dinâmicas e inovadoras buscam colaboradores que também possuam competências empreendedoras".
Braga Rosa encerrou sua palestra destacando que um bom profissional precisa saber a importância do networking para fortalecer os relacionamentos no mundo dos negócios, e que o profissional do futuro deve ser um empreendedor na empresa onde trabalha, seja ele empresário ou empregado.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul