Fórum de Educação da ULBRA Torres reuniu participantes de dez estados brasileiros
Os desafios da educação na pós-modernidade foram amplamente debatidos durante os três dias do V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação da ULBRA Torres, realizado entre os dias 13 e 16 de junho, nas dependências da Universidade, reunindo participantes dos estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A abertura do evento ocorreu na noite do dia 13/06, no Centro de Eventos da UBRA Torres, com a presença do Diretor do campus, Luis Antônio Longo; da Coordenadora de Ensino da instituição, Débora Borges Thomas; da Coordenadora do Curso de Pedagogia, Rosane Cardoso Pereira e dos vereadores de Torres, Ildefonso Brocca e Maria de Lourdes Fippian; e das secretárias de Educação das prefeituras de Torres, Rosa Maria Lummertz, de Tramandai, Alvanira Ferri Gamba, e de Dom Pedro de Alcântara, Maria das Graças. Após a solenidade oficial, ocorreu a apresentação da Orquestra Villa Lobos, da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, de Porto Alegre.
A conferência de abertura do Simpósio foi ministrada pelo professor Jorge Ramos do Ó, da Universidade de Lisboa, Portugal, que dialogou com o público sobre o desafio da educação escolar na pós-modernidade.
As atividades encerraram no sábado pela manhã (16/06), com a conferência da educadora e pesquisadora Heloisa Lück, Diretora Educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado do Paraná, que explanou sobre os desafios da Gestão Democrática no contexto da cultura organizacional da escola e dos Sistemas de Ensino.
O evento contou ainda com palestras, sessões simultâneas de filmes e apresentações de trabalhos nas modalidades mesas temáticas, palestras, minicursos e pôsteres.
O V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação foi uma promoção do LAPEM -Laboratório de Aprendizagem Pedagógica e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa FORINTER - Formação Docente Intertextualidade Educativa, sob coordenação do curso de Pedagogia da ULBRA Torres. A organização técnico-pedagógica ficou sob responsabilidade dos professores Antonio Serafim Pereira; Rita Marlei Teixeira Dalpiaz e Rosane Cardoso Pereira; e a coordenação executiva foi da professora Viviann de Almeida Pereira. O evento contou ainda com a colaboração das professoras Carmem Maria Oliveira de Azevedo, Neiva Maria Calliari e Marjana Albrecht. Ainda, obteve a parceria de: Prefeitura Municipal da Torres, Restaurante Adesbam, Gil Painéis, Kifestas, Cinelândia Floricultura, Big Jóia Supermercados, Bom Rancho Supermercados, Portal Torres Hotel, De Rose Hotéis, Acqua Lokos, IBCM Saúde e Assistência Social, SESC Torres e Irmãos Boff Bebidas.
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado
Últimas notícias
-
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior