Alunos de computação da ULBRA Torres retornam de primeira viagem internacional
Os cursos da área da computação da ULBRA Torres - Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - realizaram sua primeira viagem internacional de estudos no final de setembro, entre os dias 26 e 29. O destino foi Buenos Aires, capital Argentina, um dos principais centros culturais da América Latina.
O grupo foi limitado a 15 alunos, que viajaram acompanhados dos professores Eduardo Isaia, coordenador dos cursos de computação, e Sirlei Sulzbach. Em quatro dias, além de famosos pontos turísticos da capital portenha, os estudantes conheceram um pouco mais sobre a tecnologia aplicada em aeroportos, metrôs e os trâmites do sistema de controle da Receita Federal brasileira.
Segundo o professor Eduardo, algumas lições e vivências importantes para estudantes de computação foram tiradas da viagem. "O grupo pôde perceber que a tecnologia e os sistemas são muito presentes e que as oportunidades de novas ideias são enormes. Também constataram que viajar para o exterior não é impossível, basta ter planejamento e vontade, e que conhecer a cultura de outros povos nos torna mais criativos e críticos com a nossa realidade", conclui o coordenador.
Para Sirlei Sulzbach, a experiência foi tão válida para os estudantes quanto para os professores. "Tivemos a oportunidade de conhecer os alunos em um ambiente mais descontraído e perceber as habilidades de cada um deles, que dificilmente seriam identificadas em sala de aula. Além de visualizarmos situações reais de aplicação dos conceitos abordados nas disciplinas, por exemplo, como projeções futuras no desenvolvimento de softwares", destaca a professora.
Leonardo Baltazar Cardoso, aluno do quarto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conta que na viagem pôde conhecer um pouco da realidade do país vizinho - seus costumes, história e pontos turísticos, além de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades. "Novas experiências nos fizeram pensar sobre novas idéias para a nossa área de atuação. Ao visitarmos dois aeroportos, utilizamos diversos recursos de TI, como o check-in em uma tela touch screen, por exemplo, que nos despertaram para várias outras facilidades que podem ser desenvolvidas por profissionais do nosso ramo", comenta empolgado.
A primeira viagem ao exterior dos cursos de computação da ULBRA Torres faz parte do programa de coaching da Universidade, que objetiva desenvolver as habilidades dos alunos, apresentar-lhes as diferentes áreas de atuação da sua profissão e auxiliá-los na escolha do ramo que seguirão após o término do curso.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá