Alunos de computação da ULBRA Torres retornam de primeira viagem internacional
Os cursos da área da computação da ULBRA Torres - Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - realizaram sua primeira viagem internacional de estudos no final de setembro, entre os dias 26 e 29. O destino foi Buenos Aires, capital Argentina, um dos principais centros culturais da América Latina.
O grupo foi limitado a 15 alunos, que viajaram acompanhados dos professores Eduardo Isaia, coordenador dos cursos de computação, e Sirlei Sulzbach. Em quatro dias, além de famosos pontos turísticos da capital portenha, os estudantes conheceram um pouco mais sobre a tecnologia aplicada em aeroportos, metrôs e os trâmites do sistema de controle da Receita Federal brasileira.
Segundo o professor Eduardo, algumas lições e vivências importantes para estudantes de computação foram tiradas da viagem. "O grupo pôde perceber que a tecnologia e os sistemas são muito presentes e que as oportunidades de novas ideias são enormes. Também constataram que viajar para o exterior não é impossível, basta ter planejamento e vontade, e que conhecer a cultura de outros povos nos torna mais criativos e críticos com a nossa realidade", conclui o coordenador.
Para Sirlei Sulzbach, a experiência foi tão válida para os estudantes quanto para os professores. "Tivemos a oportunidade de conhecer os alunos em um ambiente mais descontraído e perceber as habilidades de cada um deles, que dificilmente seriam identificadas em sala de aula. Além de visualizarmos situações reais de aplicação dos conceitos abordados nas disciplinas, por exemplo, como projeções futuras no desenvolvimento de softwares", destaca a professora.
Leonardo Baltazar Cardoso, aluno do quarto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conta que na viagem pôde conhecer um pouco da realidade do país vizinho - seus costumes, história e pontos turísticos, além de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades. "Novas experiências nos fizeram pensar sobre novas idéias para a nossa área de atuação. Ao visitarmos dois aeroportos, utilizamos diversos recursos de TI, como o check-in em uma tela touch screen, por exemplo, que nos despertaram para várias outras facilidades que podem ser desenvolvidas por profissionais do nosso ramo", comenta empolgado.
A primeira viagem ao exterior dos cursos de computação da ULBRA Torres faz parte do programa de coaching da Universidade, que objetiva desenvolver as habilidades dos alunos, apresentar-lhes as diferentes áreas de atuação da sua profissão e auxiliá-los na escolha do ramo que seguirão após o término do curso.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul