ULBRA na 11ª Feira do Livro de Torres
Parceira na realização da Feira do Livro de Torres desde 2006, juntamente com a Prefeitura Municipal, o SESC e a Super Livros, a ULBRA Torres envolveu-se não só na organização do evento deste ano, mas também nas atrações que compuseram a programação.
No domingo, dia 18 de setembro, terceiro dia da Feira, a ULBRA Torres tomou o palco com duas atividades: um bate-papo sobre fantasia heróica e a apresentação da peça teatral "A Cinderela Mudou de Idéia".
O bate-papo, intitulado "Fantasia Heróica: da ficção de polpa até os dias atuais", aconteceu logo no início da tarde de domingo, conduzido pelo escritor e professor de História da ULBRA Torres Duda Falcão, acompanhado dos colegas Cesar Alcázar, escritor e um dos criadores da Argonautas Editora, e Christopher Kastensmidt, americano residente em Porto Alegre, criador de games e escritor de textos publicados em oito países. Os três jovens falaram sobre a produção da literatura fantástica brasileira, seus autores e as novas editoras.
Depois da apresentação seguiu-se uma descontraída sessão de autógrafos de dois livros da série Sagas, "Estranho Oeste" e "Martelo das Bruxas", publicados pela Argonautas Editora, que têm histórias cunhadas por Duda Falcão e Christopher Kastensmidt, entre outros autores.
No fim da tarde de domingo, foi a vez do curso de Psicologia da ULBRA Torres fazer bonito no palco da Feira, com a apresentação do grupo de extensão Assessoria em Psicologia Jurídica: Projeto de Acolhimento a Pessoas em Situação de Violência. O grupo encenou a peça teatral "A Cinderela Mudou de Idéia", adaptada do livro "La Cenicienta que no queria comer perdices", da autora Nunila López Salamero.
O livro conta uma versão moderna do clássico "Cinderela", na qual a heroína consegue reverter uma situação de violência quando recebe apoio da Fada do CHEGA. Tranformar o livro em peça e encená-lo foi a forma irreverente que os acadêmicos de Psicologia encontraram para abordar este importante tema diante de um público de diferentes faixas etárias.
Apesar da previsão do tempo anunciar um temporal para o mesmo horário da peça, as mais de 600 cadeiras do Espaço Moacyr Scliar, dentro da estrutura da Feira, estiveram lotadas por um público atento e participativo, que aplaudiu de pé a performance d@s acadêmic@s Andressa, Carina, Cristiano, Dione, Daniela, Fabrícia, Rejane, Rosangela, Sabrina, Simone e Sinandro.
O projeto de extensão Assessoria em Psicologia Jurídica é coordenado pelas professoras Fátima Oliveira e Graziela Werba. As escolas e entidades interessadas na apresentação desta peça podem entrar em contato com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Fátima, através do telefone (51) 3626.2000 - ramal 142, ou pelo e-mail psicologiatorres@ulbra.br.
Além das atividades no palco, a ULBRA Torres levou para a Feira o seu tradicional Espaço Criança, desenvolvido pelos cursos de Pedagogia e Matemática, onde as crianças divertiram-se com desenhos, pinturas, jogos educativos e balões de forma. E, em frente a estrutura do evento, o curso de Enfermagem estacionou sua unidade móvel e, por mais um ano, esteve a disposição do público prestando serviços de orientação e verificação de pressão arterial.
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVEsporte Times da Educação Física e Fisioterapia brilham na Copa Ulbra Torres -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul