Curso de Ciências Biológicas da ULBRA TORRES é reconhecido com êxito pelo MEC
O curso de Ciências Biológicas da ULBRA Torres recebeu conceito 4 na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação, em uma escala que vai de 1 a 5. O resultado foi divulgado no último dia 26, após a visita de uma comissão do MEC formada por renomados professores-pesquisadores da PUC - MG e da Fundação Oswaldo Cruz - RJ, que estiveram no campus entre os dias 21 e 24 de novembro.
A avaliação tem como objetivo atestar a qualidade dos cursos de ensino superior do país e dela resulta um relatório completo sobre as condições de ensino nas instituições, em especial às relativas a organização didático-pedagógica, ao corpo docente e as instalações físicas.
No relatório da comissão sobre a organização didático-pedagógica, os avaliadores reconheceram o compromisso institucional com o ensino, onde as ementas das disciplinas são coerentes com os programas propostos aos alunos, as unidades de estudo, bibliografias e o Projeto Pedagógico do Curso. Com relação ao corpo docente, verificaram representativa titulação de mestre e doutores e, no que diz respeito às instalações físicas, constataram que expressa todo o potencial da instituição, pois o curso conta atualmente com laboratórios muito bem equipados: microbiologia, paleontologia, zoologia de invertebrados e vertebrados, botânica e herbário.
O MEC avaliou também as atividades complementares desenvolvida pelo curso, como iniciação científica, extensões comunitárias e acadêmicas. O curso Ciências Biológicas da ULBRA Torres atendeu todos os requisitos de excelência no ensino, pois desenvolve muitas pesquisas e vários alunos já foram premiados em eventos científicos.
Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas da ULBRA Torres, professor mestre Walter de Nisa e Castro Neto, o conceito 4 é resultado de um trabalho conjunto entre equipe diretiva, professores, alunos e funcionários. "Ao longo dos últimos anos, nosso grupo trabalhou com foco na qualidade e aperfeiçoamento do curso, tendo como norte a inserção do aluno em sua região e como base o ensino, a pesquisa e a extensão", comentcoordenador.
O diretor da ULBRA Torres, professor mestre Luís Antônio Longo, destaca que o ótimo resultado obtido na avaliação é o reconhecimento, pelo órgão mais credenciado, de que o trabalho desenvolvido na instituição está no caminho certo. "A ULBRA Torres segue a risca os padrões de qualidade e as diretrizes curriculares exigidas pelo Ministério da Educação, da mesma forma que procura atender as necessidades e os anseios da população. Desenvolve ações contínuas na comunidade, para a melhoria da qualidade de vida da região, e este trabalho sério também é reconhecido pelo MEC", reforça o diretor.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá