Arquitetura realiza viagem de estudos com o mote "Construindo um novo olhar sobre Porto Alegre"
O curso de Arquitetura da ULBRA Torres promoveu, entre os dias 18 e 20 de maio, uma viagem de estudos a Porto Alegre, com o objetivo de desenvolver o olhar arquitetônico e urbanístico dos estudantes, ampliando seu repertório formal através do conhecimento histórico. O grupo, composto de 22 alunos e sete professores, fez um percurso pelos diferentes tempos da arquitetura e do urbanismo porto-alegrenses.
No primeiro dia, o roteiro se concentrou na evolução urbana e na estruturação viária do município, analisando o sistema de radiais e perimetrais e os caminhos que deram origem às principais vias, sob a condução das professoras Thaís Menna Barreto e Bianca Breyer.
Ao ingressar pela Terceira Perimetral, o grupo se deslocou pelo Caminho do Meio, atual Protásio Alves, até chegar ao Centro Histórico, partindo em caminhada da Ponta da Cadeia/Usina do Gasômetro até a Praça da Matriz, passando pela Praça da Harmonia, atual Brigadeiro Sampaio, pela Rua da Igreja, atual Duque de Caxias, e pelo Alto da Bronze. O roteiro do primeiro dia incluiu, ainda, visitas guiadas à Igreja das Dores, ao Theatro São Pedro, ao Solar dos Câmara e ao Palácio Piratini. Para coroar, o grupo contemplou o anoitecer no Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, tomando um café no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana e conhecendo a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil.
No sábado, a atenção do grupo se focou na Arquitetura Eclética e também na Arquitetura Moderna de Porto Alegre, num roteiro conduzido pelos professores Marcos Bueno e Samantha Diefenbach.
Saindo do Portão do Cais, o grupo se deslocou pela Av. Sepúlveda, entrada histórica da cidade, atingindo a Praça da Alfândega, onde visitou o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial RS e pode vislumbrar o antigo Cine Imperial e o Clube do Comércio. Os estudantes seguiram pela Rua da Praia, atual Rua dos Andradas, até chegar ao Mercado Público, onde contemplaram o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal, a Fonte Talavera de la Reina e a Prefeitura, prédio histórico projetado para abrigar a Intendência. Seguindo pela Borges de Medeiros, avenida que concentra os primeiros arranha-céus da cidade, rumaram à Praça da Matriz, que além de agrupar importantes exemplares arquitetônicos, como a Biblioteca Estadual, o Arquivo Municipal, o Theatro São Pedro e o Multipalco, se destaca por possuir edifícios-símbolo dos três poderes, o Palácio Piratini, a Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça, além da Catedral Metropolitana, representante do poder religioso.
O último dia de viagem começou com um passeio pela Travessa dos Venezianos, conjunto tombado pelo patrimônio histórico, seguindo em direção ao principal parque urbano de Porto Alegre, o Parque Farroupilha, que sedia o tradicional Brique da Redenção e foi projetado em 1928 pelo urbanista francês Alfred Agache.
À tarde, o grupo foi conduzido pelo professor Guilherme de Almeida em visita ao principal exemplar da Arquitetura Moderna porto-alegrense, o Hipódromo do Cristal, cujo projeto foi alvo de concurso público vencido pelo arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri. Foi possível conhecer, ainda, alguns exemplos da arquitetura residencial contemporânea, como a premiada Slice House, no Menino Deus, e a casa da artista plástica Heloísa Crocco, na Vila Conceição, esta implantada sob os preceitos da Cidade Jardim inglesa.
Como ponto culminante da viagem, o grupo fez uma visita ao Museu Iberê Camargo, projeto do premiado arquiteto português Álvaro Siza, que coloca Porto Alegre no mapa da arquitetura mundial. Após conhecer o interior do museu, os estudantes encerraram a viagem contemplando um dos mais tradicionais cartões postais da cidade: o pôr do sol do Guaíba.
A coordenação do curso de Arquitetura considerou a viagem muito bem-sucedida, uma vez que atingiu o objetivo de sensibilizar os alunos e apresentar-lhes exemplos de boa arquitetura. Segundo depoimento dos próprios estudantes, eles conheceram uma outra Porto Alegre e puderam construir um novo olhar sobre o que consideravam conhecido.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá