Educação Física
2ª Blitz do coração na ULBRA Torres
Amor pela vida é... cuidar do seu coração
O curso de Educação Física da ULBRA Torres realizou a 2ª edição da Blitz do Coração, com a temática: Amor pela vida é... cuidar do seu coração. Mais de 140 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Instituição foram beneficiadas com a oportunidade de avaliar os seus fatores de riscos de Doenças Cardiovasculares (DCV).
A atividade, que foi realizada na quarta-feira (26/11) no Saguão da Universidade durante o intervalo, é uma iniciativa da disciplina de Atividade Física e Saúde, ministrada pela professora Marinei Lopes Pedralli. "As doenças cardiovasculares afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,3 milhões de pessoas, somam mais de 300 mil mortos por decorrência destes tipos de doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas. Existem diversos fatores de riscos que contribuem para o desenvolvimento das DVC, e são classificados em Modificáveis e Não Modificáveis", comentou a professora.
Os fatores de risco Modificáveis são: tabagismo; colesterol alterado; hipertensão arterial; inatividade física e sedentarismo; sobrepeso e obesidade; elevada circunferência abdominal; prevenção do diabetes; e alimentação inadequada. Já os Não Modificáveis são: hereditariedade; idade e gênero (masculino e feminino).
"Dos fatores de risco apenas três não podem ser controlados, por este motivo é importante prevenir as doenças cardiovasculares. É importante manter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física, livrar-se do cigarro, manter-se no peso ideal, limitar a ingestão de álcool, e conhecer seus números, aferindo a pressão arterial, glicemia e colesterol, é fundamental. Dê um passo de cada vez, inicie com o item que julgar mais fácil e vá incorporando novos hábitos com o tempo. Pequenas mudanças fazem grande diferença", finalizou Marinei.
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra