A visita recente do diretor das Medicinas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Dr. Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra, a Cachoeira do Sul, foi um marco importante para consolidar as informações para o cadastramento da proposta de curso de Medicina para a Ulbra Campus Cachoeira do Sul, em edital no âmbito do Programa Mais Médicos. O prazo final encerraria no dia 5 de julho e foi prorrogado por mais 90 dias, mas o diretor Guerra esclareceu que os contatos com o corpo clínico do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), com a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a diretora do campus, Adriana Porto, serviu para encaminhar os últimos detalhes para complementação do projeto.
Nas conversas, o diretor disse que a Ulbra aposta em uma formação docente inovadora para a Medicina, e terá este suporte de forma continuada, para fazer frente à complexidade e ao dinamismo dos modernos sistemas de ensino de alta qualidade. "No que se refere aos eixos e subeixos pedagógicos, estamos reconstruindo nossa matriz curricular, em um processo coordenado pelo professor José Knopfholz, decano da PUC-PR, especialista neste tipo de reconstrução e que foi contratado pela Aelbra/Ulbra", acrescenta o diretor.
A nova matriz curricular, moderna e inovadora, será apresentada pela primeira vez no Brasil, para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Curso de Medicina do Campus da Ulbra de Cachoeira do Sul. "Apostamos no ineditismo e nesta decisão estratégica da Ulbra em expandir a Medicina para nossa unidade em Cachoeira do Sul e estamos empenhados em apresentar uma proposta excelente, cumprindo todos os quesitos do Edital de chamamento público do Governo Federal", destaca o Dr. Marcelo Guerra.
A diretora da Ulbra Cachoeira, professora Adriana Porto, destaca no projeto a história e a qualidade da infraestrutura e dos professores da área da saúde, que atuam em Cachoeira do Sul. "Temos todas as condições para atender plenamente a todos os critérios e requisitos do Edital Mais Médicos", garante. A Ulbra quer a equipe de professores e coordenação do curso com profissionais de Cachoeira do Sul e da região, especialmente relacionado com o HCB e com as estruturas de saúde, para ter um curso de formação focado na questão de aprendizagem do docente que atua na Medicina. "Teremos uma preparação altamente qualificada dos médicos que a Ulbra vai disponibilizar para a sociedade, com objetivo final de garantir os melhores atendimentos à população", afirma o diretor Guerra.
A Ulbra hoje
A Universidade Luterana do Brasil atua há 51 anos e integra a Rede Ulbra de Educação. Com 12 unidades de Ensino Superior no Sul, Norte e Centro-Oeste do país, 10 escolas de Educação Básica e mais de 40 polos de Educação a Distância (EAD) distribuídos em todas as regiões brasileiras, a Ulbra tem a missão de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. No Rio Grande do Sul, são oito campi universitários, entre eles o de Canoas, onde a Ulbra mantém um curso de Medicina, que existe há quase 30 anos.