Realizada na última segunda-feira (27), no auditório do campus, a Aula Inaugural dos cursos de Educação Física e de Enfermagem da Ulbra Gravataí reuniu nomes importantes da área da saúde que falaram sobre nutrição, odontologia e vida saudável.
O evento abriu com o cirurgião-dentista Renato Cremonese usando a definição de saúde do preparador físico Nuno Cobra, responsável pelo condicionamento físico do piloto Ayrton Senna. "Saúde é alegria de viver. É estar encantado com a vida. É ter entusiasmo, alegria, vitalidade, disposição. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo", citou. De acordo com Cremonese, grande parte da indústria da saúde trabalha com a doença e não com a prevenção.
Em seguida, o médico Willian Rutzen promoveu uma "epidemia de saúde" ao apresentar o tema "Estilo de vida, o manual de usuário da espécie humana". O profissional defendeu uma dieta com gordura, carboidratos e proteínas para combater a tríade mortal de sobrepeso, hipertensão e diabetes. "Querem ser saudáveis? Comportem-se como o home sapiens. Comam bichos e plantas, façam força, sejam rápidos e durmam profundamente, só assim evitaremos as causas de pane na máquina humana: combustível inadequado, acúmulo de ferrugem e superaquecimento", orientou.
O funcionamento intestinal e as dietas alimentares foram o eixo central da palestra da nutricionista Gisele Silveira, que alertou que o Brasil será o 4º país mais obeso do mundo em 2030, atrás somente de Estados Unidos, China e Índia. "Hoje temos 70 milhões de pessoas acima do peso com dois milhões de novos casos a cada ano", comentou. A especialista falou sobre a execração da gordura e os perigos da monotonia alimentar. "Nosso corpo se comunica com o meio externo através da comida, então precisamos desenvolver a flora intestinal, alimentar essa galera que vive dentro da gente, priorizando a comida com prazo de validade curto e que não dure mais do que cinco dias na prateleira dos supermercados", salientou.
O último palestrante da noite foi o membro fundador da Academia Brasileira de Odontologia do Esporte, Eduardo Kayser, com o tema "Performance do sorriso: a ciência odontológica da saúde ao alto desempenho atlético". O cirurgião-dentista apresentou pesquisas mostrando a relação entre rendimento atlético e respiração bucal e casos em que problemas dentários foram parcialmente responsáveis pelas lesões físicas de atletas.
Participaram do evento a coordenadora do curso de Educação Física, Simone Klein, a coordenadora do curso de Enfermagem, Adriana Roloff, alunos e professores do campus.