No início do mês de setembro, o Serviço de Psicologia Aplicada da ULBRA iniciou os atendimentos psicológicos de 2021/2 à comunidade em geral. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Psicologia e supervisionados pelas professoras docentes. Os serviços oferecidos são psicoterapia individual (infantil, adulto) e de grupo e ocorrem de segunda a sábado.
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. Além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população geral e pelos profissionais da saúde envolvidos.
Em linhas gerais, na vigência de pandemias, a saúde física das pessoas e o combate ao agente patogênico são os focos primários de atenção de gestores e profissionais da saúde, de modo que as implicações sobre a saúde mental tendem a ser negligenciadas ou subestimadas. Contudo, medidas adotadas para reduzir as implicações psicológicas da pandemia não podem ser desprezadas neste momento. Se isso ocorre, geram-se lacunas importantes no enfrentamento dos desdobramentos negativos associados à doença, o que não é desejável, sobretudo porque as implicações psicológicas podem ser mais duradouras e prevalentes que o próprio acometimento pela COVID-19, com ressonância em diferentes setores da sociedade, e o Serviço de Psicologia Aplicada da ULBRA atua na linha de frente para a diminuição dos impactos desta pandemia.
ULBRA, há 50 anos revolucionando o mundo por meio da Educação.
Erick Valente;
Jornalista; 2021-AM.