"Nestes 47 anos de história, a comunidade da Ulbra tornou-se cada vez mais ampla e diversificada, estendendo-se por diversas regiões do estado e do Brasil por meio dos seus polos e da sua estrutura de educação a distância. Por essa razão, dizer Somos Ulbra é o mesmo que dizer: Somos Comunidade, Somos Rio Grande do Sul, Somos Brasil", enfatizou o reitor Ricardo Rieth, reforçando a importância da comunidade na trajetória da Universidade durante a cerimônia de celebração dos 47 anos, realizada na manhã do dia 22 de agosto, no auditório do prédio 14 da Ulbra Canoas.
Centenas de pessoas, entre autoridades estaduais, como a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergman, e autoridades municipais, como o prefeito e a vice-prefeita de Canoas, Luiz Carlos Busato e Gisele Uequed, e o prefeito em exercício de Canela, Gilberto Cezar, além de representantes de entidades da sociedade organizada, alunos, professores e funcionários, lotaram o local onde ocorreu a festividade. A cerimônia serviu, também, para impulsionar a iniciativa #SomosUlbra, movimento de apoio ao fortalecimento da Universidade. Ao longo do evento, 37 entidades sociais parceiras, de Canoas, Porto Alegre e da EAD, foram homenageadas sob os aplausos do público, que também teve a oportunidade de apreciar apresentações de canto lírico, do quinteto da Orquestra de Câmara da Ulbra, e do coral da Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati), um dos projetos sociais homenageados, que tem 26 anos de fundação.
Rieth aproveitou seu discurso para lembrar dos alunos bolsistas que fazem parte da comunidade acadêmica. "Entre os profissionais formados pela Instituição, cerca de 11 mil estudaram aqui com bolsa integral e vieram de famílias com renda per capita de um salário mínimo e meio. Na maior parte dos casos, esses estudantes foram as primeiras pessoas de suas famílias a receberem um diploma universitário", afirmou.
Representando a Aelbra, mantenedora da Instituição, o diretor vice-presidente Rogério Malgarin falou com otimismo do momento desafiador enfrentado atualmente pela Universidade. "Tenho convicção de que superaremos mais essa etapa e seguiremos com o papel importante de manter a qualidade de ensino no país", destacou. Ele informou sobre o movimento de apoio à Universidade #SomosUlbra, que também representa o impacto dos projetos da Instituição nos locais onde está inserida.
A celebração do aniversário da instituição também contou com atividades em todas as unidades da Ulbra no Brasil.
Concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra fechou o dia das celebrações
À noite, dando continuidade às festividades no mesmo palco onde ocorreram as homenagens às entidades, no turno da manhã, a Orquestra de Câmara da Ulbra, sob a regência do Maestro Tiago Flores, apresentou o especial Clássicos do Rock. O concerto, que teve como convidados o guitarrista Frank Solari e os solistas Pedro Veríssimo e Clarisse Difentheler, foi gratuito e lotou o local.
Acesse o site #SomosUlbra e saiba mais sobre este movimento!
Acesse aqui a matéria publicada no Jornal do Comércio.