Depois de uma manhã de muita emoção com a homenagem aos parceiros dos projetos comunitários da Ulbra, as comemorações dos 47 anos da Universidade seguiram no campus Canoas na tarde desta quinta-feira, 22, com a reinauguração do Hospital Veterinário. O espaço, que realiza, em média, 600 atendimentos clínicos por mês, esteve fechado para reforma entre os dias 12 e 29 de julho, quando passou por melhorias como a climatização dos espaços, modernização da recepção e das salas de aula, além da informatização do sistema de atendimento e revitalização da fachada. Essa foi a primeira de duas fases de melhorias. Nas férias de verão, estão programadas reformulações no espaço destinado para internação, no bloco cirúrgico e no espaço para atendimento a animais de grande porte.
Antes de descerrar simbolicamente a fita de reinauguração do espaço e conhecer as mudanças nas instalações do Hospital, para um grupo de dirigentes da Universidade, colaboradores, acadêmicos, professores e docentes do curso de Medicina Veterinária, o reitor Ricardo Willy Rieth disse estar orgulhoso com a posição de referência que a unidade de saúde animal conquistou no Estado. "A Universidade aprende todos os dias com o curso de Medicina Veterinária sobre o cuidado e o bem-estar animal, por isso precisamos ter uma infraestrutura adequada", destacou. Para o reitor, cada pequena melhoria deve ser comemorada. "É algo que nos motiva e impulsiona. Que o curso e o Hospital, que é o seu principal espaço de prática, continuem cumprindo essa função tão destacada", desejou.
O diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, lembrou que o curso de Medicina Veterinária sempre se destacou pelo fato de proporcionar aos alunos a prática em animais de pequeno e grande porte. "Sem as pessoas essa infraestrutura seria desnecessária. Ela só tem fundamento de existir porque há um curso em pleno funcionamento e que é referência", destacou. Haerter também enalteceu o empenho de dirigentes e colaboradores para que o processo de revitalização fosse concluído. "Iniciamos o nosso dia agradecendo na homenagem aos projetos comunitários e vamos seguir agradecendo todos os dias. Pela oportunidade de trabalhar na Ulbra, o que nos deixa muito felizes", completou.
Foco na prática
O diretor do Hospital Veterinário, professor Paulo Aguiar, lembrou que o espaço é destinado para que os acadêmicos aprendam a trabalhar de forma ética e com competência. "Essa foi uma primeira etapa. A área da medicina veterinária está sempre inovando em equipamentos e tecnologias e nós precisamos acompanhar", garantiu. De acordo com o dirigente, foi graças ao apoio da mantenedora da Universidade, Aelbra, da Reitoria e da Fundação Ulbra (Fulbra) que as mudanças foram viabilizadas. "Uma equipe de colaboradores se envolveu e se dedicou", agradeceu.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cristine Fischer, também lembrou que o objetivo do HV é formar profissionais e colocá-los no mercado de trabalho. "Buscamos oferecer o melhor atendimento, mas sem perder o foco que a prática dos estudantes com os animais e o convívio com os tutores, cria um significado importante e possibilita um aprendizado maior", ressaltou. Também prestigiaram a solenidade o diretor vice-presidente da Aelbra, Adilson Ratund, o pró-reitor Acadêmico da Ulbra, Pedro Antonio González Hernández, o pró-reitor de Planejamento e Administração da Ulbra, José Paulinho Brand, o diretor de Desenvolvimento da Fulbra, Douglas Flor, a diretora de Pesquisa da Fulbra, Ester Rieder e a gerente do Escritório de Projetos e Propriedade Intelectual da Ulbra, Soraia Girardi Bauermann.
Visão dos estudantes
Acompanhando o evento de reinauguração, a residente do curso de Medicina Veterinária, Rafaela Fassbinder, 27 anos, disse que as reformas vieram em boa hora. "É bom trabalhar aqui, os alunos gostam, então só veio para somar", relatou. Walesca Borcati, 21 anos, acadêmica do 10º semestre, também aprovou as melhorias. "O atendimento ficou informatizado, foi colocado ar-condicionado nos consultórios, trocadas as mobílias, melhorias que ajudam na hora de realizar as atividades", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Colaborou: Jônata Machado
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas