Abrindo as comemorações dos 47 anos da Universidade Luterana do Brasil, a manhã desta quinta-feira, 22, foi de reconhecimento ao trabalho transformador dos projetos comunitários da Ulbra e uma oportunidade para agradecer aos parceiros que colaboram com essas iniciativas que mudam vidas. Com a presença de diversas autoridades das regiões que a Instituição atende, o auditório do prédio 14 ficou tomado pelas pessoas que fizeram e fazem a diferença nestes 47 anos da Universidade.
Os números reforçam o impacto positivo nas comunidades atendidas. São 299 projetos comunitários, que abrangem 95 cidades pelo país e que envolvem mais de 420 professores e quase 5,2 mil alunos. Só em 2019, a expectativa é que ocorram mais de 950 mil atendimentos à população. Diante de tantas iniciativas de destaque, a cerimônia no campus Canoas homenageou 30 projetos como forma de agradecer aos protagonistas das atividades que reafirmam o compromisso social da Universidade.
A mobilização desta manhã contou com figuras importantes do poder público municipal e estadual, além de empresas privadas que possuem relevância na economia local. Ex-professor da Instituição e atual prefeito da cidade de Canoas, Luiz Carlos Busato, foi uma das autoridades que compareceram ao evento. "Enquanto gestores do município, procuramos melhorar a qualidade de vida do cidadão. A Ulbra vem fazendo isso ao longo desses seus 47 anos, então tem todo o nosso reconhecimento", disse o mandatário.
Uma instituição que se renova e transforma a vida das pessoas
O reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, foi a primeira autoridade a discursar na cerimônia. De acordo com o gestor, a Universidade nasceu do anseio da sociedade e pretende se manter próxima às necessidades da comunidade. "Queremos continuar desempenhando a nossa tarefa, que é formar profissionais que sejam éticos e transformem a realidade das pessoas", afirmou.
Representando o diretor-presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, o diretor vice-presidente Rogério Diolvan Malgarin discursou logo após Rieth. Otimista com os próximos desafios da Universidade, ele disse que "Deus não dá fardo mais pesado do que os ombros podem carregar". Segundo Malgarin, a Ulbra se construiu em comunidade e, mais do que isso, formou-se como uma família. "É algo que não se separa e que só faz crescer, em conjunto, com professores, alunos e demais colaboradores", completou.
O momento de comemoração também contou com apresentações de canto lírico, do quinteto da Orquestra de Câmara da Ulbra sob regência do maestro Tiago Flores e do coral da Ulbrati, que abrilhantaram a cerimônia que deu início ao dia de festividades. Após discursos e demais atividades, as autoridades entregaram os troféus para os representantes de parceiros e dos projetos comunitários.
Os homenageados do dia
Um dos projetos comunitários mais longevos da Instituição, o Ulbra na Terceira Idade (Ulbrati), participou por meio da apresentação de seu coral de idosos e também subiu ao palco para receber seu troféu. Destinado às pessoas com mais de 60 anos, o Ulbrati promove aulas de ginástica, musculação, pilates, dança, coral, teatro e também realiza atendimentos fisioterápicos. A professora Lidiane Feldmann, coordenadora do projeto, destacou que "todas essas atividades só são possíveis graças ao apoio que a iniciativa recebe há 26 anos".
Outro projeto longevo e que se destaca pela preocupação com a saúde da população é o Programa Bebê e o Seu Mundo, que se encaminha para a 20ª edição em Canela, na Serra Gaúcha. O vice-prefeito da cidade, Gilberto Cezar, veio ao campus para receber o troféu e ressaltou a satisfação do município com a parceria de sucesso. "Os resultados sempre foram muito efetivos para a nossa cidade. Atualmente, mais de 500 municípios desenvolvem o mesmo projeto, mas o pilar foi o de Canela, através da Ulbra", elogiou.
Veja a lista completa de projetos homenageados
> Acessibilidade
- Ceama (Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada)
- Ciepre (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Psicomotricidade Relacional)
- Conquistando Saúde: Atendimento de Pessoas com Deficiência
> Ações Culturais e Artísticas
- Ulbra em Cena
> Comunicação, Mídia e Marketing
- Cine Diversidade
- Marcas & Líderes
> Desenvolvimento Regional
- Construção Colaborativa de Saberes na Produção do Queijo Colonial
> Educação e Formação Profissional
- Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda
- Castração de Cães e Gatos
- Pequeno Soldador e Aprendiz Mecânico Automotivo
- Educação Matemática e Ludicidade
- A Diversidade Social, Cultural e Ambiental na Ação Pedagógica
- Atendimento Psicopedagógico para Crianças e Adolescentes do Quilombo Areal da Baronesa
> Memória Social e Patrimônio Cultural
- Areal da Baronesa: Identidade, Memória e Cidadania
- Referências
> Violência e Direitos Humanos
- Balcão do Consumidor
- Mediação Familiar
- Naviv (Núcleo de Atendimentos as Vítimas de Violência
- ODHU (Observatório de Direitos Humanos da Ulbra)
- Sajulbra (Serviço de Assistência Jurídica na Comunidade)
- Cinema Negro
> Qualidade de Vida e Saúde
- Atendimento Odontológico e Procedimentos Bucomaxilofaciais em Animais Domésticos
- Prevenção e Tratamento do Trauma Dentário
- Projeto Mantendo Sorrisos
- Fisioterapia Aquática para Terceira Idade
- NEAGG (Núcleo de Estudos e Atenção Geronto-geriátrica)
- Prevenção do Câncer de Pele: Rastreamento, Tratamento e Orientação da População
- Programa Interdisciplinar de Reabilitação Cardiorrespiratória
- Programa Bebê e o Seu Mundo
- Ulbrati (Ulbra na Terceira Idade)
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Colaborou: Thaila Lopes
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas